logo

Macrodrenagem: obras começam no dia cinco de maio

09/04/2008 11:37:28 - Jornalista: Simone Noronha

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, lança no próximo dia 17 o projeto de Macrodrenagem, que tem como principal objetivo solucionar os problemas de alagamentos e coletar 100% do esgoto das residências para as estações de tratamento. O projeto completo será apresentado à comunidade em reunião na escola Sentrinho, no Sol y Mar, às 19h. As obras começam no dia cinco de maio pela região do Sol y Mar, Riviera e Campo do Oeste, que hoje são os bairros que mais sofrem com as chuvas.

- Durante o encontro com os moradores, vamos assinar o contrato com os vencedores da licitação, um consórcio das empresas CPO Engenharia, do grupo Odebrecht, e Zadar. É uma obra de longo prazo, mas que vai resolver definitivamente os problemas dos alagamentos e do esgoto em toda a cidade, disse o prefeito.

O investimento total do projeto é de R$ 277.042.987,13. O prazo total das obras é de quatro anos. A obra, que deve gerar cerca de 700 empregos diretos, foi projetada para acompanhar o crescimento da cidade pelos próximos 20 anos. O projeto vai beneficiar toda a população, que hoje, de acordo com os últimos dados do IBGE, é de 169.513 habitantes.

Nesta primeira etapa, a prefeitura está investindo R$ 25 milhões na obra, que começa com intervenções nas avenidas Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), Fábio Franco e na rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin. Na Ayrton Senna, o canal de escoamento será totalmente refeito, com formato retangular e em concreto armado. Hoje, o canal - canalizado com tubulação Armco, de 2 mil milímetros – está com alto grau de assoreamento e rompimento em vários trechos, impossibilitando o escoamento da água.

Já o canal da Avenida Fábio Franco apresenta boa capacidade de escoamento, mas com pontos de estrangulamento nas travessias sobre as vias urbanas – como a que fica próxima ao supermercado ABC – que prejudicam a passagem rápida da água. Pelo projeto, o canal, que tem 1700 metros de extensão, não sofrerá alterações em suas dimensões: apenas os trechos sobre as vias urbanas serão alargados. Os bueiros próximos serão modificados, beneficiamento o escoamento ao longo do canal.

Entenda o projeto

Estudos feitos pela Secretaria de Infra-Estrutura Urbana prefeitura apontam que Macaé não teve a sua infra-estrutura preparada para o crescimento ao longo dos últimos 20 anos. O município tem hoje uma grande diversidade no seu sistema de esgoto e de escoamento. Se parte da cidade possui rede coletora, estações elevatórias e de tratamento, em outros locais não existe qualquer sistema de esgotamento sanitário, o que induz a população a usar fossas e sumidouros e até mesmo a lançar o esgoto no sistema de drenagem pluvial.

O projeto prevê a construção de sistemas de esgotamento sanitários completos, com redes coletoras do tipo separador absoluto, eliminando assim o lançamento do esgoto no sistema de drenagem. O esgoto será todo direcionado às ETEs. As obras serão feitas levando em conta a realidade de cada bairro, já que o projeto prevê a substituição gradual do atual sistema. O projeto será feito obedecendo a um criterioso planejamento, evitando ao máximo os transtornos para a população durante as obras e buscando sempre o melhor custo-benefício.