logo

Mactran alerta para prevenção a acidentes de trânsito no final do ano

20/12/2006 13:58:37 - Jornalista: Janira Braga

O aumento nos acidentes de trânsito em Macaé fez o presidente da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), coronel Lúcio Aracati, fazer um alerta para as festas de final de ano. “A principal orientação é: se beber não dirija”, disse. De acordo com levantamento da autarquia, de janeiro a setembro deste ano, 1.095 acidentes de trânsito foram registrados em Macaé. Destes, 63 foram acidentes com vítimas, ou seja, que sofreram algum dano.

Nos acidentes com vítimas, os motociclistas estão em primeiro lugar, com 40%. A estatística da Mactran aponta que 34 motociclistas se envolveram em acidente de trânsito nos nove primeiros meses do ano. Já os condutores de automóveis ficaram em segundo lugar, com 25 acidentes e os passageiros em terceiro, com 24 acidentes. Os pedestres aparecem em quarto lugar, com 12 acidentes e os ciclistas em último, com dois acidentes.

- Temos uma grande preocupação com os motociclistas, que hoje são as maiores vítimas dos acidentes de trânsito. A maior orientação é para que eles fiquem atentos e jamais ultrapassem pela direita – comentou o presidente da Mactran, coronel Aracati. A diretora de engenharia de trânsito da Mactran, Maria Laismeire de Castro, acrescentou que os motociclistas devem usar capacetes e usar roupa adequada.

De acordo com a diretora de engenharia de trânsito, a imprudência é a maior vilã dos acidentes de trânsito. “Os motoristas e motociclistas, além dos pedestres, têm que respeitar a legislação de trânsito, com destaque para a sinalização. Se as pessoas não aumentarem o respeito pela legislação em vigor, a tendência é que o número de acidentes aumente”, alertou Maria Laismeire.

SEXO MASCULINO - Outro dado que serve de alerta na estatística é que os homens estão disparados no envolvimento com acidentes de trânsito que deixam vítimas. Oitenta e oito condutores do sexo masculino se envolveram em colisões, tombamentos, capotamentos, atropelamentos, choques e outros de janeiro a setembro, todos deixaram vítimas. O número de mulheres foi de envolvimento em 13 acidentes com vítima. Quatro pessoas evadiram.

Laismeire chamou a atenção também quanto aos dias que acontecem mais acidentes com vítimas. Segundo levantamento da Mactran, a sexta-feira é o dia campeão de acidentes, com 15 registros nos primeiros nove meses de 2006. Em segundo lugar, o sábado, com 13 e em terceiro, a quarta, com 12. “Os acidentes no final de semana com vítima estão geralmente relacionados ao consumo de bebida alcoólica”, disse a diretora de trânsito, acrescentando que o excesso de velocidade compõe a dobradinha que deixa vítimas, inclusive fatais, no tráfego.

Já o horário que mais contabiliza acidentes com vítimas é entre 16 e 17 horas. O horário entre 13 e 14 horas fica em segundo lugar. De acordo com a Mactran, 24 colisões com vítimas foram registradas entre janeiro e setembro, 13 abalroamentos, 5 tombamentos, dez atropelamentos (sendo um na madrugada), nove choques e outros dois não classificados.

O Centro é o campeão de acidentes com vítima, com 17 registros. Em seguida, Barra. Em terceiro, empate de Parque Aeroporto e Riviera Fluminense. Logo após, Aroeira. A estatística aponta ainda que 42 acidentes com vítimas de janeiro a setembro tiveram motociclistas envolvidos e 49 com condutores de automóveis.

Campanha vai conscientizar condutores

O presidente da Mactran informou ainda que a autarquia inicia nesta semana mais uma campanha de prevenção aos acidentes de trânsito. Com frases de impacto como “Bebida e direção não combinam. Não vire estatística”, a Macaé Trânsito e Transportes vai ampliar a orientação aos motociclistas, condutores, pedestres e ciclistas e intensificar a fiscalização.

- No dia 25, Natal, vamos atuar de forma substancial tanto na prevenção quanto na fiscalização. Nosso maior objetivo é que os acidentes diminuam, mas para isso, precisamos da colaboração de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas – destacou a diretora de engenharia de trânsito. Será distribuído em toda a cidade material informativo para alertar os motoristas, além da fixação de peças publicitárias abordando o assunto.