logo

MACTRAN define novas normas do sistema de transporte

04/05/2006 17:56:54 - Jornalista: Cesar Dussac

Alterações de itinerários e horários de ônibus e vans, remanejamento de veículos e penalidades foram os assuntos abordados em reunião nesta quinta-feira (04), às 10h, do presidente da Macaé Trânsito e Transportes (MACTRAN), Fernando Magalhães, na sede da autarquia, com os representantes da Macaense e Líder e presidentes da Cooper Atlântico e da Cooper Macaé, integrantes do novo sistema de transportes do município.

Fernando Magalhães pediu aos presidentes de cooperativas que lhe entregassem os itinerários e horários das vans, constantes das grades de transporte. Com base nesses documentos, fiscais da MACTRAN vão acompanhar os percursos desses veículos. A cooperativa da van surpreendida fora do itinerário passará a vaga à outra cooperativa, e o veículo sairá do sistema, não podendo mais regressar. Se houver atraso que não se justifique, o procedimento será o mesmo.

- A MACTRAN não tem compromisso com empresários nem com presidentes de cooperativas. O compromisso do governo Riverton é com o bem estar da população. Nada justifica o atendimento insatisfatório ao povo, ao usuário, enfatizou Fernando.

Segundo o presidente da MACTRAN, terminou o período de transição, ao se completarem 60 dias de implantação do sistema. Fernando advertiu a todos que, a partir de amanhã, sexta-feira (05), não serão mais admitidas falhas de qualquer natureza. “Não aceitaremos mais qualquer justificativa. Se uma van quebrar, a cooperativa terá 30 minutos para colocar outra no lugar. A população quer condução. As cooperativas devem manter uma van em local estratégico para cobrir essas falhas”, acentuou.

Ao saber do fechamento de alguns terminais, antes do horário previsto, Fernando disse que há um contrato assinado entre a empresa de segurança e a prefeitura, que prevê os horários de fechamento. “Caso o fato seja confirmado, vou levar, pessoalmente, ofício à empresa de segurança dos terminais, exigindo o cumprimento do horário”, frisou.

Conforme sugestão de Fernando Magalhães, os veículos alimentadores – vans e micro-ônibus – farão ponto final nos bairros, nos horários de pico, na parte da manhã. Ao final do dia, o ponto final das alimentadoras será nos terminais, para levar os usuários de volta a suas casas.

O coordenador de Transportes, Jayme Couto, apresentou aos empresários e presidentes das cooperativas as diversas reclamações da população, citando os casos específicos de cada bairro. Fernando Magalhães sugeriu as medida de correção a serem colocadas em prática, lembrando que a população tem que receber o melhor. Para buscar o funcionamento adequado aos interesses e necessidades da população, ficou decidido que haverá uma reunião semanal dos empresários e presidentes das cooperativas com o presidente da autarquia e equipe.

Fernando Magalhães e o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, marcaram reunião para 19h desta quinta-feira com os presidentes das cooperativas do município vizinho e os representantes das cooperativas locais e representantes da Macaense e 1001 para análise da situação das vans quanto ao ingresso ou não em Macaé.