logo

Madrigal: poucas vozes que encantam Macaé

05/10/2006 17:13:43 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Conservatório Macaé de Música, da Fundação Macaé de Cultura, está inovando com um estilo musical diferenciado: o madrigal. Segundo a professora de canto Glória Calvente, madrigal é o nome que se dá a um grupo de no máximo 16 pessoas, cantando com estrutura de coro. Em Macaé, são duas vozes baixos, uma mezzo soprano, duas tenores e três sopranos.

- Inicialmente, os alunos cantavam apenas música popular. Quis iniciá-los a cantar música erudita, conta Glória, acrescentando que hoje em dia os componentes do grupo contam com aulas fixas no conservatório, a exemplo da camerata de violões e da orquestra de choro. É importante existir estes trabalhos de ampliação do nível cultural dos alunos, que ainda estão no estágio fundamental, justifica.

Para Glória, a escola pode ampliar a visão de mundo dos alunos através da cultura e da educação, sendo um presente da prefeitura de Macaé o apoio ao madrigal, pois a médio e longo prazos as áreas cultural e educacional serão muito beneficiadas. “É democrático promover músicas deste nível para que os cantores tenham o privilégio de cantar canções compostas há cerca de 600 anos”, assegura.

Dentre as músicas que estão no repertório dos jovens cantores há três da fase do renascimento. “Come again, sweet love”, de John Dowland (início do século XVI); “O Bonne Jesu" (moteto de Pierluigi Palestrina, da mesma época) e “Il Est Bel Et Bom", de Jaques Passereau são algumas das canções ministradas pelo madrigal de Macaé.

No entanto, também são interpretadas músicas contemporâneas como “Canta Coração”, um cânone do compositor brasileiro José Vieira Brandão, composta na segunda fase nacionalista, uma vez que ele era da época de Heitor Villa-Lobos e a peça “Blow, Blow Thou Winter Wind”, do inglês John Rutter (século XX).

Esta última, além de referir-se a texto de William Shakespeare (século XV), será executada pela primeira vez em solo brasileiro. É o que garante Glória Calvente, que não tem notícia de alguém ter apresentado esta canção no Brasil.

O madrigal contará com a participação de piano. Deve apresentar-se até o final do ano no Teatro Municipal. Por enquanto, o grupo está ensaiando firme. Todas as terças-feiras, eles cantam, entre 13h e 14h, no Conservatório Macaé de Música, sob a orientação da professora de canto.

Segundo disse ela, o trabalho ganhou notoriedade na apresentação ocorrida em dezembro de 2005 no Teatro Municipal. De lá para cá, o grupo sofreu mudanças, entrando talentos e competências no canto, selecionados a rigor, com o objetivo de que o trabalho do madrigal tenha excelência, elevando a cultura na cidade de Macaé.