logo

Mães falam dos benefícios que o projeto Art Luz traz a seus filhos

25/11/2005 16:53:23 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O projeto Art Luz da Fundação Macaé de Cultura tem feito bem a diversas famílias de baixo poder aquisitivo, moradoras da periferia de Macaé, promovendo a inclusão social. Segundo a dona de casa Josamelia Correa Carvalho, de 36 anos, seu filho, Gleidson Carvalho Gonçalves, 14 anos, repetiu várias vezes a primeira série antes de entrar no projeto, onde faz dança de rua e caratê. “Agora, ele vai bem melhor nos estudos”, comemora.

Josamelia também é mãe de Greicekely Carvalho Gonçalves (17), que sempre foi uma criança tímida. “Mas depois que começou a dançar jazz, balé e dança de rua no projeto, passou a fazer amizades e a se soltar”, diz a moradora do bairro Nova Holanda. Seus filhos fazem parte da Cia Art Luz de Dança e Teatro, onde outras mães também deram seu depoimento sobre a melhora que a arte operara no temperamento das crianças.

Para a doméstica e moradora da Fronteira, Marli da Conceição Ribeiro (45), mãe de Rafaela da Conceição Ribeiro (15), a filha cresceu culturalmente. Há sete anos no projeto, Rafaela faz jazz, balé, dança de rua, teatro e música. Atualmente, ela conseguiu entrar para o projeto Nova Vida da secretaria municipal de Promoção Social, e foi remanejada para trabalhar como monitora do Art Luz. Marli segue o exemplo da filha e também se cuida, fazendo jazz e ginástica no mesmo projeto.

Segundo Maria Aparecida Gonçalves Rocha (37), moradora da Nova Esperança, a filha Vanessa Rocha da Conceição (9), antes vivia na ociosidade e de mau-humor. Hoje, a menina, que faz balé e jazz, se dedica com empenho à dança, ocupando o tempo com mais saúde e prazer. Para a dona de casa Marta Ferreira Andrade (26), a filha Yasmin (8) quer se profissionalizar. “Ela dança muito bem jazz e balé”, conta orgulhosa.

São mais de 1300 crianças e adolescentes no Art Luz Com a Cia Art Luz de Dança e Teatro, crianças e adolescentes previamente selecionadas terão a oportunidade de se profissionalizar, para se apresenta em eventos de diversas cidades. “São compromissos e desafios que, em nome da arte, a FMC, com apoio da prefeitura, levará a todas as camadas sociais”, diz Ângela Terra, coordenadora do projeto. Além de evitar a exclusão social, o projeto Art Luz também colabora para afastar crianças e adolescentes das drogas, da criminalidade e de outras mazelas sociais.