Maio Amarelo: acidentes reforçam importância da conscientização

20/05/2022 18:27:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Divulgação Mobilidade Urbana

Três ocorrências, entre elas uma com vítimas graves, foram registradas entre a madrugada e o início da tarde desta sexta

Três acidentes de trânsito foram registrados nesta sexta-feira (20) em Macaé, entre o período da madrugada e o início da tarde. As ocorrências reforçam a importância da mudança de comportamento para a criação de um trânsito menos violento já que, segundo a Organização Mundial da Saúde, na maioria dos casos, o principal fator está relacionado à falha humana.

Seja por falta de atenção ou excesso de velocidade, boa parte dos acidentes registrados no município poderiam ter sido evitados, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana. "Em média, atendemos a cerca de 4 a 5 chamadas de acidentes por dia. Os casos de vítimas graves acontecem principalmente quando, durante a ocorrência, o envolvido não estava usando o cinto de segurança", detalha o coordenador geral de Operações de Trânsito, Sérgio Lopes.

O primeiro acidente registrado nesta sexta ocorreu durante a madrugada com a colisão de um carro de passeio em um poste, na Rodovia Amaral Peixoto, próximo ao Terminal Lagoa. Com o choque, fios de alta tensão que atravessam a rodovia cederam e, até o reparo ser concluído pela concessionária de energia elétrica, o trânsito teve que ser desviado.

A segunda ocorrência foi entre um carro de passeio e um caminhão que colidiram na Avenida Aluizio da Silva Gomes, na Granja dos Cavaleiros, próximo ao shopping. O terceiro registro, com vítimas graves, foi na Ponte Ivan Mundim, no Centro, e envolveu um carro de passeio e uma moto.


Conscientização é caminho para um trânsito menos violento


No mês dedicado a ações de educação para o trânsito, com a campanha Maio Amarelo, a Prefeitura de Macaé vem intensificando o trabalho educativo. Palestras, simulados, entre outras atividades buscam despertar a conscientização para o papel que cada integrante do trânsito tem.

"Fato é que todos que estão no trânsito devem entender o tamanho da sua responsabilidade, seja enquanto pedestre, condutor ou passageiro. Somente assim, conseguiremos reduzir os acidentes e criar um ambiente menos violento", destaca o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.

"O governo municipal tem atuado, mas sem o entendimento das pessoas, infelizmente, continuaremos vendo cenas como essas de hoje se repetirem. É preciso uma mudança comportamental na nossa sociedade para que essa realidade possa ser transformada", enfatiza o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.


Fotos Relacionadas