A programação do Maio Amarelo também inclui a participação dos alunos da rede municipal de ensino. Para que eles possam vivenciar e aprender um pouco mais sobre trânsito e suas sinalizações, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana montou o Circuito Escolar, no estacionamento do Shopping Plaza Macaé. De segunda a sexta-feira (15 a 19), nos dois turnos, o local será visitado por alunos de 25 escolas municipais, onde irão aprender de forma lúdica as noções e regras de trânsito.
Nesta segunda-feira pela manhã, o Circuito Escolar recebeu 116 alunos do 4º e 5º anos das seguintes unidades de ensino: Escola Municipalizada Nosso Senhor dos Passos (Botafogo), Escola Municipal Amil Tanos (Morro de Santana), Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval (Novo Cavaleiros) e Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada (Imbetiba).
“Estamos fazendo essa ação com as escolas municipais, para educar nossas crianças já na infância e termos, mais tarde, motoristas mais responsáveis. Agradecemos a todos que colaboram com a campanha do Maio Amarelo e ao prefeito Welberth Rezende pelo incentivo que dá para a secretaria de cumprir essa missão tão importante de trabalhar para reduzirmos os números altos de acidentes de trânsito, onde 90% são causados pela imprudência e o não cumprimento das regras de trânsito”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
O professor Douglas R. Ribeiro, da Escola Amil Tanos, destacou a importância da participação dos alunos no Circuito Escolar.
“É fundamental para uma cidade como Macaé, com trânsito intenso, esse aprendizado dos nossos alunos que são pedestres. Foi ótimo. Muito importante toda a explicação passada e o percurso do circuito montado”, disse.
“Foi muito bom e legal. É a segunda vez que venho no Circuito Escolar. A primeira foi no ano passado. É sempre bom aprender um pouco mais”, disse Ana Carolina, 10 anos.
O professor Cristiano Suzano de Mattos da E.M.N.S. dos Passos explica que só a alteração da dinâmica do contexto escolar já deixa os alunos animados. “Muito importante essas ações porque fazem parte do ir e vir deles da escola para casa. O circuito ser realizado no estacionamento do shopping é bem prático para eles vivenciarem o trânsito onde a coisa acontece”.
“Fizemos o projeto piloto do Circuito de Trânsito, ano passado, na Cidade Universitária que levou 2 mil crianças. Esse ano, a parceria com o shopping proporcionou essa oportunidade de utilizarmos o estacionamento para fazermos as ações ao longo de toda semana. Nossa intenção é que as crianças e jovens conheçam melhor o trânsito e suas regras para termos futuros cidadãos mais conscientes”, concluiu o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.