Maiores feras do Bodyboard disputam o Mundial em Macaé

17/11/2006 17:17:29 - Jornalista: Catarina Brust

Apontada como a mais recente revelação do bodyboard mundial, a macaense Jéssica Becker, de 18 anos, tem boas chances de sagrar-se campeã brasileira profissional em casa, durante a 25ª Etapa do Circuito Mundial de Bodyboard. O evento que começou nesta sexta-feira (17), na Praia do Pecado, reúne cerca de 300 atletas que disputam o ranking brasileiro, latino-americano e mundial. Delegações de vários países, como o Chile, Equador e Argentina, e de todo o Brasil, participam da competição que termina na segunda-feira (20).

O evento é organizado pela prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Esportes (Fesporte), Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur) e Fundação Macaé de Cultura (FMC), e pela Associação Brasileira de Bodyboard e Associação Internacional de Bodyboard. A competição encerra o Circuito Brasileiro do esporte.

Nesta sexta, os atletas das categorias júnior e amador começaram a disputar as baterias, que vão selecionar os melhores para as finais de segunda-feira. Os profissionais e alguns tops do ranking, que participam da competição a partir deste sábado, também estiveram na Praia do Pecado para o reconhecimento do local. O baiano Uri Valadão, de 21 anos, sexto do ranking mundial, terceiro do brasileiro e liderando o circuito latino americano, fez sua primeira avaliação da praia macaense.

- Estou pela primeira vez em Macaé. A praia tem boas condições e é legal para o surf. Vou entrar na terceira fase neste sábado e domingo, e tenho uma grande chance de ser campeão mundial, disputando com o australiano Hairan Hard e o havaiano Jeff Hub. Os equatorianos e os chilenos também são muito bons, comentou Uri Valadão, apontando também os brasileiros Marcos Lima, Tainã Monti e Roberto Bruno como um dos melhores do circuito latino-americano.

O diretor técnico (tour manager) do Circuito Mundial de Bodyboard, Francisco Garritano, observou que Macaé tem todas as condições para comportar eventos como esse.

- Macaé tem ótima infra-estrutura para receber atletas do mundo todo e boas ondas. A macaense Jéssica Becker é uma revelação do bodyboard mundial, uma das atletas que subiram mais rápido em menos tempo. A Neymara é uma lenda feminina, que ganhou todos os eventos possíveis e imagináveis. A Jéssica desponta como uma das sucessoras de Neymara, e só o tempo vai dizer se ela tem talento para chegar lá, observou Francisco Garritano, que também é o chefe dos juízes na 25ª etapa.

A apuração dos resultados da competição é feita pelo sistema beach & byte, utilizado no Mundial de Surf, na Califórnia, e na recente etapa da WCT, em Santa Catarina. O sistema informa ao atleta, que está na água, sua posição e também aumenta a emoção para o público que assiste ao evento. A pontuação e a transmissão ao vivo, do desempenho dos bodyboarders na 25ª Etapa do Circuito pode ser acompanhada on line pelo site www.abbctour.net. A Sport Tv também transmite a competição.

Para sagrar-se campeã brasileira, Jéssica Becker precisa vencer a competição, e sua rival, Neymara Carvalho, ficar na quarta posição.

- Apesar de pequeno, o mar está com boa formação, dá para surfar. Além da capixaba Neymara Carvalho, a cearense Isabela Souza, também é uma grande concorrente. Pela contagem de pontos é uma situação difícil para mim, mas a gente pode chegar lá, ainda mais que estou em casa e conheço bem a Praia do Pecado, disse Jéssica Becker.

Segundo o presidente da Associação Macaense de Bodyboard, Malik Lázaro, o mar estava bom até quinta-feira, e a partir desta sexta, ficou mais fraco.

- A previsão é que as ondas vão subir na segunda-feira, na final da etapa. Esse evento demonstra como a cidade de Macaé já está preparada para receber competições de nível até internacional. A cidade tem infra-estrutura e isso ajuda ao crescimento do turismo na cidade, destacou Malik Lázaro.

Além do bodyboard, a programação inclui shows sempre a partir das 18h. Na sexta-feira, o som fica por conta das bandas Trapos e Tribo dos Ventos. Sábado, acontece a estréia nacional do filme “Enigma” e shows com Dom Luis Rasta e Pablo Domingues da Bahia. Já no domingo, música eletrônica com os Djs Felipe Assad e LZR, além de muito hip-hop. Na segunda-feira, a atração é o grupo Afro-Luz e hip-hop.