Foto: Moisés Bruno
Curso de manicure preenche lacuna no mercado de trabalho e capacita novos profissionais
O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) vai abrir no dia 16 de setembro inscrições para cinco cursos que terão início em outubro: operador de empilhadeira, pintura industrial, auxiliar administrativo, caldeireiro e auxiliar de serviços gerais para a indústria. O percentual de inserção dos alunos do Cetep no mercado de trabalho é, em média, de 60%, podendo chegar a 90% de acordo com a área, como, por exemplo, a de gestão e a da indústria.
Além dos cursos previstos, o Cetep vai dar continuidade aos doze que já estão sendo oferecidos desde o início do ano. Atualmente estão matriculados 200 alunos nos cursos da área de geração de renda (manicure, cabelereiro, artesanato, entre outros) e mais 600 alunos nos das áreas de gestão e da indústria (pintura industrial, caldeireiro, soldador, almoxarife e recursos humanos) e ainda em cursos de idiomas, entre outros.
O Cetep oferece dez turmas de cursos de geração de renda e 32 turmas de cursos das áreas de gestão e Industrial. Por isso, a previsão é que até dezembro mais 600 pessoas estejam qualificadas pelo Centro de Educação. Somente em julho, 550 certificados foram emitidos. Este ano, com a inclusão dos cursos da área industrial, houve uma oferta de mais 40 cursos. Eles passaram a ter novo formato, com carga horária de no mínimo 160 horas e conteúdo ampliado.
Os alunos do Cetep, em sua maioria, são jovens de 16 a 27 anos de idade. Quarenta por cento do público do Centro é formado por homens e mulheres que buscam qualificação para inserção no mercado de trabalho. Acrescenta-se a esse percentual segurados do INSS que precisam se qualificar para retornarem ao trabalho em função readaptada. Alguns dos cursistas são servidores públicos. O centro profissionalizante atende ainda meninos e meninas dos projetos sociais do município. Mais de 10 mil pessoas já foram capacitadas pelo Cetep.
A cuidadora de idosos, Leila Nunes Correa, que atua na profissão há mais de cinco anos, disse que o curso foi fundamental para seu aperfeiçoamento profissional. Ela terminou o curso de 160 horas de duração, cerca de três meses, há um mês. O currículo abrange os cuidados necessários com pessoas portadoras de algumas patologias, psicologia, postura profissional, entre outros temas.
- Aprendi os cuidados com idosos com Alzheimer, diabéticos e com outras doenças, além de como lidar com o cliente, assumindo uma postura profissional. Fiquei mais segura. Também tivemos orientação psicológica para lidar com as perdas. É preciso ter vocação para dar carinho e atenção aos idosos, ressalta.
Já a manicure Letícia dos Santos Silva Venancio atendia em casa de forma amadora. Apenas depois de ter concluído há um mês o curso de manicure do Cetep, também com carga horária de 160 horas, sentiu-se segura para buscar uma colocação no mercado de trabalho. Hoje atua em um salão de beleza e disse que está muito satisfeita com a profissão.
- Com o curso aprendi a lidar com o cliente e ter postura profissional em meu local de trabalho. Agora domino as técnicas mais modernas e seguras, além das formas adequadas de higienização do material utilizado, destaca.
Matrícula – Para se inscrever nos cursos é necessário que o interessado se apresente na Rua Alfredo Backer, 363, no Centro, com RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de conclusão do Ensino Fundamental, uma foto 3x4 e PIS, caso possua. Todo o material necessário para a formação é oferecido pela Prefeitura, que, junto com as empresas parceiras, arca com todas as despesas do treinamento. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas por meio do email cetep@macae.rj.gov.br ou pelo site http://www.cetepmacae.rj.gov.br, ou ainda pelos telefones 2762-4025 e 2770-0828.