logo

Mais 50 adolescentes ingressam no Programa Nova Vida

07/11/2012 16:38:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Mais 50 participantes ingressaram no programa Nova Vida de Macaé, nesta quarta-feira (7). O evento que aconteceu no auditório da Prefeitura é executado pela secretaria de Desenvolvimento Social e visa atender com estágio remunerado, em um período de quatro anos, jovens de 14 a 17 anos, de ambos os sexos, a maioria oriunda de famílias em risco social.

De acordo com a coordenadora do Programa, Kátia Valenty, que recebeu os novos participantes, o ingresso vai substituir as vagas deixadas pelos jovens que completaram 18 anos e o tempo de estágio.

— Estamos recebendo os novos participantes que a partir de agora serão capacitados para o mercado de trabalho. Antes de estagiarem em diversos órgãos municipais, estaduais e federais, eles participarão de um ciclo de palestras básicas sobre as situações cotidianas de forma orientadora e preventiva. Através do projeto “Pós-ingresso” nós vamos qualificá-los para o trabalho que irão executar e elucidá-los quanto aos temas atuais que envolvem mitos e verdades — explica Valenty.

A secretária de Desenvolvimento Social, Vânia Deveza, foi recepcionar os novos estagiários e suas famílias no Paço Municipal. Após dar as boas vindas, Vânia ressaltou a importância de serem atentos às regras e responsáveis na execução das tarefas, além de solicitar o auxílio da família para que o jovem possa corresponder ao estágio.

— O Programa Nova Vida, criado pela Lei 2.606/05, contribui para o crescimento pessoal e profissional de cada participante e objetiva oportunizar aos jovens de Macaé, sua integração em atividades laborativas e educativas, por um período de quatro anos, respeitando o seu caráter de pessoa em desenvolvimento, conforme o Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). Assim, nós contamos com o apoio dos pais ou responsáveis para que o jovem possa corresponder aos próprios anseios e da família. Temos que citar, ainda, que o Programa mostra a responsabilidade social que a prefeitura tem para com a comunidade — acentuou.

Durante o tempo em que permanecem no programa, os adolescentes recebem meio salário mínimo através de bolsa estágio e são incentivados a uma profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal.

O Nova Vida atende hoje mais de 400 jovens encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e outros órgãos. A administração do Programa fica localizada na Rua Alfredo Backer, 560, no Centro.

CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA – A vida do macaense Kleber Nunes Ribeiro Filho mudou desde o primeiro dia em que entrou no Nova Vida, como estagiário. Ele lembra que aos 15 anos, ao ingressar no programa, foi indicado para trabalhar no gabinete do prefeito Riverton Mussi, no setor de protocolo. Kleber conta como foi sua trajetória até se tornar um servidor municipal e fala com muito orgulho como chegou até a atual função.

— Depois de entrar no projeto e com o decorrer do tempo, fui aprendendo o serviço por mérito e competência e quando completei 18 anos, fui aproveitado na estrutura governamental, onde tive uma oportunidade ímpar de trabalho. É importante ressaltar que nunca abandonei meus estudos, sempre dividindo o tempo de trabalho com minha formação cultural. Hoje curso Sistema de Informação na Faculdade Professor Miguel Ângelo. Este ano, fiz o concurso público para operador de monitoramento e passei em sétimo lugar. Agora sou um funcionário público da Prefeitura Municipal de Macaé — comemora Kleber.