logo

Mais de 14 mil crianças são vacinadas contra a pólio

12/06/2006 15:39:20 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Conscientes da importância em manter a erradicação da paralisia infantil no país, as crianças compareceram em massa aos postos de vacinação no último sábado (10), durante a Campanha Nacional Contra a Poliomielite. Mais uma vez a secretaria de Saúde de Macaé supera a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunizar 95% das crianças de zero a cinco anos. Mas quem ainda não foi aos postos de vacinação para tomar as gotinhas, tem até quarta-feira (14), para se vacinar.

Segundo a gerente da Divisão de Imunização da Coordenação de Saúde Coletiva, Soaria Fernandes, foram vacinadas 14.588 crianças o que corresponde a 98%. Além da gotinha contra a pólio, as crianças receberam também a vacina contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e Hib (tetravalente), sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral).

Com o slogan "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção", a segunda etapa da campanha acontece no dia 26 de agosto. O secretário de Saúde, Fernando Diogo, fez um alerta aos responsáveis sobre a importância da vacinação. “A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete, em geral, os membros inferiores. A doença já foi de alta incidência no país e deixou, ao longo dos anos, centenas de pessoas com deficiência física”, disse, lembrando que as crianças devem tomar as duas doses.

Conheça as vacinas:

Poliomielite – crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias, na primeira etapa, sem considerar o estado vacinal prévio.

Hepatite B – crianças menores de cinco anos, iniciando ou completando de vacinação.

Difteria, tétano coqueluche e HIB (tetravalente) – crianças menores de um ano, iniciando ou completando o esquema de vacinação.

Sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) – vacina oral contra rotavírus humano crianças exclusivamente na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde, iniciando ou completando esquema de vacinação (caso tenha feito a primeira dose na idade correta).