logo

Mais de 150 alunos atendidos em um mês de funcionamento do Cetep Aroeira

13/07/2012 12:11:00 - Jornalista: Equipe Secom

Mais de 150 alunos atendidos em um mês de funcionamento do Cetep Aroeira A Prefeitura de Macaé já comemora os resultados da Unidade do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) na Aroeira, que em um mês de funcionamento qualificou mais de 150 alunos em diversos cursos como técnicas básicas de administração e logística, departamento pessoal, informática e inglês básicos. No projeto Geração de Renda, foram qualificados alunos de artesanato em fuxico e customização de roupas e sandálias. A unidade oferece ainda o curso de corte e costura. As vagas para o mês de julho ainda estão abertas.

As inscrições estão abertas na unidade Cetep Aroeira, que funciona na Rua Expedicionário Miguel Marotti Cabral, 335, Loteamento Paraíso, rua em frente do supermercado Machado. Os cursos são: informática básica, inglês básico, departamento pessoal, administração e logística, recursos humanos e no Projeto Geração de Renda os cursos de artesanato em fuxico, customização, tricô, artesanato com reciclagem e customização de roupas e sandálias.

Segundo a administradora da unidade, Vanusa Sodré, o objetivo é que as alunas do projeto Geração de Renda formem em breve uma cooperativa. “Já temos o maquinário e procuramos o Sebrae para nos dar orientação. Estamos aguardando as alunas do curso de corte e costura terminarem as aulas para que possamos formar o grupo de trabalho”, diz Vanusa.

A unidade trouxe para a comunidade da Aroeira e de bairros do entorno muitas oportunidades, principalmente para as mulheres. Um exemplo de que a unidade já está beneficiando moradores da comunidade é a aluna Merilyn Clen. Ela já montou uma banca em frente a sua casa para comercializar alguns produtos e o artesanato que faz graças as aulas de fuxico. “Antes não tinha trabalho, agora invisto todo meu tempo nisso e pretendo continuar nos cursos do Cetep, pois sei que posso ter uma renda melhor com a qualificação”, diz Merilyn que ainda fará os cursos de reciclagem e corte e costura.

A integração foi citada pela aluna Rosangela Rodrigues como diferencial da atividade. “É uma terapia os trabalhos que fazemos, alem de termos novas amizades e trocar experiências, conhecimentos e até material”, conta a profissional liberal. Já a artesã Eliane Alvarenga fala que o curso de corte e costura foi uma oportunidade importante para a implementação do seu negócio. Moradora do bairro, Nova Macaé, a artesã conta como foi importante a instalação da unidade para que ela pudesse continuar sua qualificação. “Antes tinha dificuldade de sair de casa por problemas de saúde e o curso na Aroeira foi muito bem vindo”, explica.

Vanusa Sodré destacou que existem trabalhadores que ao final do dia vão ao Cetep para buscar qualificação. “Muitos querem continuar. Prova disso é que a turma toda de administração e logística já se matriculou na próxima de inglês”.