A comunidade do Parque Aeroporto recebeu, nesta segunda-feira (03), a visita do “Projeto Dr. Saúde”, programação que prossegue nesta terça (04), na Praça Principal, das 9h às 17h. O projeto acontece numa parceria entre a secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, vinculada à secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, e a Companhia Brasileira de Offshore (CBO), com o objetivo de levar às comunidades carentes programas de prevenção básica e atendimento médico e odontológico, usando como estrutura física um ônibus adaptado, com instalações de consultórios médico e odontológico.
Nesta segunda-feira, em sua primeira parada, o ônibus do “Projeto Dr. Saúde” levou à comunidade do Aeroporto campanhas de prevenção a hipertensão arterial, diabetes e saúde bucal. Foram feitos testes de glicemia, hipertensão e atendimento odontológico.
A secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, através da gerente de Políticas Públicas, Eveline Dreyr, coordenou o trabalho de educação em saúde, oferecendo esclarecimentos, orientações, encaminhamentos e distribuição de folderes explicativos sobre a sexualidade e saúde, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis (DST), de diabetes e colesterol, além da divulgação do serviço de 0800 do Disque Mulher e da Lei Maria da Penha, que prevê a punição dos agressores que cometeram violência contra à mulher.
Segundo a coordenadora de Políticas Comunitárias da secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, Kátia Valenty, a resposta do público de um dos bairros mais populosos do município, é muito positiva. “As mães trazem as crianças ao atendimento odontológico, que contempla desde a fluoretação, limpeza até obturação. Só nesta segunda-feira, foram feitos aproximadamente 20 atendimentos. Vale ressaltar que o atendimento odontológico é de responsabilidade da CBO, e exclusivo para o público infantil”, explicou Kátia.
Os próximos itinerários do “Dr. Saúde” serão nos dias 05 e 06, na Praça dos Servidores da Fronteira e nos dias 10, 11 e 12, no Bosque Azul, mantendo sempre o horário de atendimento.
Atuaram na ação desta segunda as secretarias Executivas dos Direitos do Idoso e da Infância e Adolescência que distribuíram o Estatuto do Idoso “Em Defesa da Melhor Idade”, a cartilha “Valorizar e Respeitar o Idoso é Valorizar e Respeitar o Próprio Futuro”, o folder da Campanha do Idoso no Lar, informativo sobre as Ações de Políticas Públicas Voltadas à Proteção ao Bem Estar e Qualidade de Vida da Criança e do Adolescentes”, além de divulgar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
No ano passado, as comunidades assistidas através da parceria secretaria Executiva dos Direitos da Mulher e Companhia Brasileira de Offshore (CBO) foram à Ilha Leocádia, Barreto e Nova Esperança, tendo um total de 861 atendimentos. Nesta segunda, foram feitos cerca de 180 atendimentos e a meta é superar, ao término da programação do Dr. Saúde, o total registrado em 2006.