Mais de 300 em 2015: moradores da Serra concluem formação profissional

06/08/2015 09:40:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

Cursos de 'Operador de Computador' e de 'Assistente de Materiais, Logística e Almoxarifado' forma 56 moradores

Expandir a oferta de cursos de capacitação para a inclusão no mercado de trabalho aos distritos da Região Serrana de Macaé é um dos objetivos da gestão municipal, que está tendo êxito, com ainda perspectivas de se estender a novos nichos. A Prefeitura, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), realizou, nesta quarta-feira (5), a entrega de diplomas dos cursos de 'Operador de Computador' e de 'Assistente de Materiais, Logística e Almoxarifado' a 56 moradores da Serra, de 16 a 79 anos de idade. A cerimônia aconteceu no Macaé Facilita de Córrego do Ouro, onde os cursos foram ministrados.

Na noite anterior, foram diplomados os alunos da primeira turma de Condutores de Ecotrilhas do Sana, no Macaé Facilita do distrito. Desde 2013, quando a descentralização foi intensificada, até o momento, 219 moradores serranos já receberam diplomas, podendo chegar a mais de 300 até o final deste ano.

Isso porque muitos dos que recebiam os certificados já estavam incluídos nas listas de reserva de vagas para os próximos cursos - agora com inscrições abertas - garantindo, assim, suas vagas. Na segunda-feira (10), no Macaé Facilita de Córrego do Ouro, além da continuidade da oferta do curso de Operador de Computador, terá início o de Assistente Administrativo. No dia de 1o de setembro, os cursos de Cabeleireiro, Maquiagem/Designer de Sobrancelha e Manicure e Pedicure vão inaugurar o primeiro Salão Escola da Região Serrana de Macaé.

O Cetep é gerido pela Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab Macaé), que apoia também a geração de renda, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo. Os alunos de uma das três turmas de formandos em 'Operador de Computador', a da terceira idade, provam que para capacitação e empreendedorismo não tem idade.

Regina Lúcia Oliveira, 59 anos, atuou como enfermeira em hospitais e também na área offshore, com formação em diversos cursos específicos para essas áreas. Até que foi acometida por um problema de saúde e resolveu partir para o empreendedorismo. Ela, que recebeu diploma dos dois cursos, 'Operador de Computador' e de 'Assistente de Almoxarifado', na segunda-feira, 10, começa o de Assistente Administrativo. "Estou me sentindo mais segura com as orientações que recebi dos professores, que são excelentes, para montar o meu próprio negócio. Acredito que o importante é não desistir", diz.

Também o estudante do primeiro ano do Ensino Médio, Marcelo Leite Júnior, 16, está preocupado com a sua preparação para ser incluído no mercado de trabalho. Depois de se habilitar em 'Assistente de Almoxarifado', na segunda-feira, estará cursando 'Assistente Administrativo'. "Os professores são muito bons. Eu aprendi bastante e sinto orgulho deste dia e de estar tendo a oportunidade de obter mais conhecimentos", destaca.

A coordenadora dos Macaé Facilita, Jussara de Souza Vilela, diz que se sente privilegiada por receber os cursos de qualificação para a Região Serrana, porque a clientela é assídua, interessada e comprometida com a necessidade de se preparar para enfrentar o mercado de trabalho.

O coordenador Geral do Cetep, Jovenito Tavares, confirmou o perfil dos alunos. "Alguns vêm fazendo cursos desde 2013 ou do ano passado, aqui na Serra, período em que teve início a ampliação das ações até a Região Serrana, descentralizando nosso trabalho, a partir do novo modelo de governo, baseado na economicidade e eficiência", frisa.


Fotos Relacionadas