logo

Mais de 70 empresas se interessam por Macaé em feira nos EUA

04/05/2006 17:00:52 - Jornalista: Janira Braga

Houston - Setenta e três empresas do setor de petróleo e gás se mostraram interessadas em conhecer as oportunidades de negócios de Macaé, durante a Offshore Technology Conference (OTC), que terminou nesta quinta-feira (4) em Houston, nos Estados Unidos.

A informação foi passada pelo secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia de Macaé, Alexandre Gurgel, no encerramento da OTC. Gurgel participou com uma comitiva de Macaé formada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, do congresso, com o objetivo de atrair investimentos internacionais para o município.

Empresas norte-americanas, alemãs, holandesas, inglesas, chinesas e de outras nacionalidades conheceram o potencial industrial de Macaé e obtiveram as informações técnicas do município. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, como todas as multinacionais da cadeia produtiva do petróleo e gás já estão instaladas em Macaé, o desafio é atrair empresas de manufatura.

- O cenário do Brasil está favorável no mercado internacional devido o grau de estabilidade política e econômica, permitindo que o Risco Brasil sofra quedas e assim desperte o interesse dos investidores – analisou Gurgel, se referindo ao índice que mede a confiança dos investidores estrangeiros no país. Macaé, por ser a capital nacional do petróleo e oferecer infra-estrutura, além de logística, se destacou no fórum como uma cidade pronta para novos empreendimentos.

A Offshore Technology Conference foi o primeiro fórum que a prefeitura de Macaé – o único município brasileiro a ocupar um estande no pavilhão nacional - participou fora do país. A feira foi o maior congresso já realizado no mundo da atividade de óleo e gás, reunindo mais de 60 mil visitantes nos quatro dias de feira.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, o contato mais importante feito na OTC entre os representantes do município foi o convite para uma visita à fábrica de válvulas especiais na China. “Este grupo tem interesse em abrir uma linha de montagem no Brasil e Macaé tem condições de abrigar este empreendimento”, destacou. Os representantes da prefeitura confirmaram que irão à fábrica conhecer seu parque industrial no final do mês.

INVESTIMENTOS - Gurgel informou também que o estande da prefeitura de Macaé no pavilhão reuniu grandes empresários brasileiros O espaço macaense ficou em frente ao estande da Petrobras. “A participação do município no congresso foi excelente e saímos daqui certos de que existe um alto grau de possibilidade de novos investimentos e parcerias para a cidade”, avaliou.

Para o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, a oportunidade de negócios em Macaé foi evidenciada com o contato com investidores estrangeiros. “Macaé é uma referência no país e no mundo por suas qualidades e diferencial competitivo no apoio ao setor offshore e esta questão está consolidada no mercado”, pontuou.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, destacou que a criação dos pólos de desenvolvimento do município - Industrial, Universitário e Tecnológico – são atrações de fomento econômico que possibilitam ao investidor parte das informações do desenvolvimento industrial da cidade.

O assessor especial da secretaria de Comunicação, Décio Braga, observou que a participação de Macaé no pavilhão brasileiro – organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) – mostrou o avanço no desenvolvimento econômico que a cidade vivenciou nos últimos anos.

- Com as informações dos Pólos Industrial e Tecnológico, os investidores estrangeiros conheceram o alinhamento estratégico de sustentabilidade da cidade – disse Décio, acrescentando que o estande de Macaé deu suporte ao empresariado do município que participou da OTC. O assessor especial da secretaria de Indústria e Comércio, Daniel Lucena, também fez parte da comitiva da prefeitura de Macaé na OTC.