logo

Mais jovens ingressam no Programa Nova Vida

27/03/2015 14:38:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Moisés Bruno

Trinta e seis jovens de faixa etária entre 14 e 17 anos e 11 meses foram selecionados

A primeira turma de 2015 do Programa Nova Vida ingressou nesta semana nas aulas do primeiro módulo de qualificação. São 36 jovens de faixa etária entre 14 e 17 anos e 11 meses, que foram selecionados em 2014, para receberem formação, incentivo à profissionalização e posterior inserção no mercado de trabalho. O programa (Lei 2606/2005), executado pela secretaria de Desenvolvimento Social, tem a proposta de incluir, promover e capacitar o adolescente, respeitando seu caráter de pessoa em crescimento, conforme preconiza o ECA (Lei 8069/90).

Segundo a assistente social Elise Amaral, coordenadora do Programa, a capacitação que é feita no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) dura um mês e posteriormente, os jovens são encaminhados ao estágio educativo nos diversos setores administrativos dos órgãos municipais, estaduais e federais, para cumprirem um período de quatro horas de jornada, no contraturno da escola. “Eles têm que estar estudando e já começam a receber uma bolsa-auxilio para cobrir parte de seus gastos pessoais, como despesas escolares, transporte, alimentação, vestuário, entre outras inerentes às suas necessidades individuais”, informou.

Elise Amaral explicou ainda que com a ajuda financeira no valor de meio salário mínimo, os jovens já começam a ter noção de como administrar a sua renda e consumo. Eles são treinados para o mercado de trabalho e ficam no projeto até completarem 17 anos e 11 meses. Durante esse período são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos.

Vittória Coelho, de 15 anos, que vive na Fronteira, contou que desde os 12 anos espera para entrar no Programa. Ela, que está cursando o Ensino Médio no Colégio Luiz Reid, disse que conheceu o Nova Vida através de bate-papo com amigos. “Tenho esperança de crescer profissionalmente e no futuro poder ajudar minha mãe nas despesas de casa, mas, também quero poder comprar o que preciso”, comentou.

Já João Carlos da Silva, de 16 anos, estudante do colégio Álvaro Bastos, no Parque Aeroporto, falou que veio para o Nova Vida porque precisa trabalhar para ajudar a família composta de pai e mãe e mais quatro irmãos. Ele também pensa no lazer. “Aqui eu me qualifico, entro no mercado de trabalho e com a renda ainda posso levar a namorada ao shopping ou ao cinema”, comemorou.