logo

Mais sabor contra o racismo e pela paz

01/08/2023 17:45:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

As refeições serão inseridas no cardápio da merenda escolar uma vez ao mês

Sabores e alimentos das culinárias afro-brasileira e indígena terão destaque na merenda escolar das unidades da Rede de Ensino de Macaé a partir desta quarta-feira (2). O ‘Projeto NutriAfro, sabores e saberes da culinária ancestral’ propõe um cardápio com receitas que exaltam estas heranças culturais. Ele oferecerá aos estudantes comidas nutritivas, selecionadas pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, com o gosto de nossa diversidade cultural.

Estas refeições serão inseridas no cardápio da merenda escolar uma vez ao mês. O NutriAfro é uma das ferramentas para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam da obrigatoriedade do estudo da História Afro-Brasileira e Indígena. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as nutricionistas da empresa fornecedora de merenda escolar. O cardápio é distribuído previamente nas escolas, para que o professor possa preparar aulas abordando temas referentes a estas duas culturas.


"Toda escola vai fazer do dia do NutriAfro uma oportunidade de conversar sobre a temática. Não é apenas uma comida afro, e sim uma oportunidade de discutir a diversidade étnico racial. O cardápio é uma estratégia para promovermos a igualdade racial", enfatiza a Secretária de Educação, Leandra Lopes.


Nesta quarta-feira (2), será servido arroz, tutu, lombo suíno acebolado, aipim sauté e couve picada refogada. A refeição será acompanhada por suco de laranja e a sobremesa será canjica com coco ralado e leite de coco e maçã.

O NutriAfro propõe discussões e revisões dos projetos políticos pedagógicos das unidades escolares, com o objetivo da construção de uma escola antirracista e pela cultura de paz, que colaborem para o reconhecendo das múltiplas etnias que contribuíram para a formação do povo brasileiro.

Até o final deste ano letivo, o NutriAfro irá acontecer, a partir desta quarta-feira, nos dias 6 de setembro, 4 de outubro, 20 de novembro e 14 de dezembro. As sugestões de refeições a serem servidas são: moela com batata; galinha com angu, taioba ou almeirão; galinha com quiabo ou aipim; canjiquinha, feijoada, taioba, guandu, farofa de açafrão e colorau, quibebe de abóbora, moqueca de peixe e pirão e purê de inhame. Tudo com um toque de pimenta, ervas silvestres e azeite de dendê.

Além disso, os estudantes poderão saborear canjica, pamonha, papa, pão de milho, angu, mingau de tapioca, paçoca de amendoim e degustar muitas frutas. Entre elas: melancia, vários tipos de bananas, coco, cupuaçu, açaí, guaraná, pitanga e maracujá.