logo

Mais uma captação de órgãos no Hospital Público de Macaé

10/01/2022 17:40:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Nesta segunda-feira foram doados rim, fígado e córnea

Uma nova captação de órgãos foi realizada no Hospital Público de Macaé (HPM). Nesta segunda-feira (10) foram doados rim, fígado e córnea por um homem de 54 anos, vítima de hemorragia cerebral. O procedimento foi feito por meio da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), em parceria com o Programa Estadual de Transplante.

A primeira doação do ano ocorreu há exatamente uma semana (dia 03). Na ocasião, a doadora foi Thainá Vieira, de 32 anos, ciclista atropelada no dia 21 de dezembro, em Macaé, e que teve a morte encefálica confirmada no dia primeiro de janeiro.

O Hospital Público de Macaé (HPM) é referência na captação de órgãos e tecidos desde 2009. A doação só pode ocorrer com autorização da família, após a realização de exames que identifiquem a morte encefálica.

A abordagem é realizada de maneira ética, respeitando as crenças e os desejos de cada família, como recomenda o Conselho Federal de Medicina.

Os órgãos que podem ser doados por pessoas mortas são: córnea, rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas, fêmur, entre outros. Os transplantes são feitos em pacientes que estão inscritos na lista de espera.

A Portaria do Ministério da Saúde (nº 1.752/2005) determina que todo hospital que possui mais de 80 leitos deve ter uma CIHDOTT, formada por psicólogo, assistente social e médicos.