Manutenção de espaços públicos garante preservação e sustentabilidade

20/06/2023 10:12:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Bruno Campos

Intervenções têm como objetivo preservar e promover o uso sustentável dos ambientes

As intervenções de paisagismo em espaços públicos da cidade representam parte importante da iniciativa do governo em preservar e promover o uso sustentável dos ambientes situados em áreas de grande circulação da população.

O trabalho já realizado em diversos trechos da Rodovia Amaral Peixoto e nos canteiros situados nos acessos aos bairros da Glória, Aroeira e Novo Cavaleiros através da Linha Verde cumpre de forma direta o objetivo de transformar o uso adequado do solo em investimento na qualidade de vida da população, tanto para quem já participa da nova realidade da Cidade Energia, quanto para quem chega ao município e se encanta pelas belezas naturais características da famosa "Princesinha do Atlântico".


"As intervenções de paisagismo atuam também na remoção de plantas invasoras, de difícil controle, além da manutenção de combate a pragas nessas áreas. O trabalho consiste também na adequação do solo que permite a limpeza e remoção de resíduos , contribuindo com a manutenção de toda a cidade", destaca a Secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales.

A manutenção desses canteiros situados nas principais vias de acesso da cidade representa ainda o cuidado mantido pelo governo em proporcionar à população o ordenamento urbano em pontos compartilhados por todos que percorrem o principal eixo viário do município, ambiente também frequentado por quem visita a cidade seja a negócios, trabalho ou por diversão.

Atualmente, as equipes atuam na preparação e manutenção dos canteiros situados na RJ 168, nos acessos ao Hospital Público Municipal (HPM), Fórum de Macaé, Palácio Natálio Salvador Antunes e a Estrada da Serra.

"Esse é um cuidado que também depende da população, que precisa preservar os espaços que já receberam o novo paisagismo. Danificar esses ambientes é desfazer um trabalho de preservação da nossa cidade que vem se destacando, não só no segmento econômico, mas também em oportunidades e qualidade de vida para todos", apontou Isaura.

Vale destacar que, segundo o artigo 35 da Lei Municipal 3010/2007, quem danificar qualquer tipo de plantas, árvores e áreas verdes em espaços públicos da cidade pode sofrer infrações aplicadas pela equipe de fiscalização da Secretaria do Ambiente.


Fotos Relacionadas