logo

Mapeamento dos Empreendimentos de Economia Solidária é apresentado na Incubadora

31/10/2007 15:48:29 - Jornalista: Catarina Brust

O Seminário para apresentação do Mapeamento de Empreendimentos de Economia Solidária nas regiões Norte/Noroeste e Baixada Litorânea foi realizado, nesta quarta-feira (31), às 9h30, na sede da Incubadora de Empreendimentos. O secretário Executivo de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, fez a abertura do evento que reuniu representantes dos municípios de Campos, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Quissamã, entre outros. O objetivo do seminário é conhecer os empreendimentos da região, visando a implementação de uma cultura de Economia Popular Solidária (Eco-Pop-Sol) mais forte.

O secretário Executivo de Comunicação Social, Décio Braga, participou da abertura do evento. A Incubadora de Empreendimentos de Eco-Pop-Sol de Macaé, da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), promove diversas ações, entre elas, o fortalecimento dos grupos produtivos que desenvolvem atividades de artesanato, cultura, empreendedorismo solidário, agricultura familiar, cadeias e arranjos produtivos que se constituem em alternativas para a inserção da população alijada do mercado formal de trabalho.

O objetivo da Incubadora é funcionar como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, para a economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos, visando geração de trabalho e renda e desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.

A Incubadora de Empreendimentos de Macaé fornece apoio técnico para sete grupos produtivos; desenvolve oficinas em três comunidades; formação e sistematização do trabalho das Cooperativas de Garçons (Coopgam), Costureiras (Coopcom) e Beneficiamento de Pescado (Benesca), e dos grupos produtivos do Assentamento Prefeito Celson Daniel, Mulheres Artesãs do Lagomar, Associação de Parentes, Serra em Arte, da Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher, Associarte, entre outros.

- Hoje, os empreendimentos de Economia Popular Solidária são fontes para a geração de renda e uma maior inserção de pessoas no mercado de trabalho. Para o município é uma honra sediar o evento para termos uma visão macro do que acontece na região. O papel da prefeitura por meio da Semtre é proporcionar políticas públicas municipais de fomento ao amplo conjunto de trabalhadores – destacou Cláudio Bogado.

O Seminário é promovido em parceria pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Secretaria Nacional de Economia Solidária e Fórum de Cooperativa Popular do Rio de Janeiro com apoio da prefeitura de Macaé, por meio da secretaria Executiva de Trabalho Renda, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência e Tecnologia, com execução do Centro de Ação Comunitária.

Após a abertura, foi apresentado um panorama do movimento de Economia Solidária no Rio de Janeiro e no Brasil, seguido da exibição de um filme da Campanha Nacional de divulgação da Economia Solidária. Os resultados do mapeamento e os trabalhos dos grupos da região serão apresentados logo depois.

Nas regiões Norte/Noroeste e Baixada Litorânea foram mapeados 94 empreendimentos, o que indica a possibilidade de crescimento da economia solidária, enquanto um projeto de desenvolvimento sustentável, nas respectivas regiões.

O gerente da Incubadora de Macaé, Robério Fernandes, apresentou o Plano de Desenvolvimento Institucional da Incubadora de Empreendimentos. “Os grupos de economia solidária local, participam de Feiras de Interação Social, promovidas pela Semtre, onde têm importante espaço de comercialização e divulgação de seus produtos. A proposta é gerar trabalho e renda para os munícipes, valorizando o artesanato e a cultura locais, além de estimular o empreendedorismo popular”, explicou Robério Fernandes.

A próxima Feira será realizada no dia 10, a partir das 9h, no Teatro Municipal, durante o I Fórum de Trabalho de Macaé. No final do mês, o grupo vai expor na Feira Social de Angra dos Reis. Em dezembro, no dia 12, a partir das 13h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, será promovido o Encontro Macaense de Economia Popular Solidária. O evento tem o objetivo de promover o fortalecimento e a divulgação da Economia Solidária, visando geração a geração de trabalho e renda, inclusão social e a promoção do desenvolvimento solidário.