Marco de Hyogo: Macaé sedia I Workshop Estadual de Defesa Civil

10/05/2012 14:13:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Kaná Manhães

Apresentação aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM)

Equipes de Defesa Civil e representantes dos municípios de Macaé, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, participaram nesta quinta-feira (10) do I Workshop Estadual – 1º semestre/2012, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM). Na ocasião, foi apresentado aos participantes, o marco de ação de Hyogo (2005-2015), com o tema “Aumento da resiliência das nações e das comunidades frente aos desastres”.

O workshop é uma parceria com a Defesa Civil do Estado. Na ocasião, o diretor da Escola de Defesa Civil (Esdec), tenente coronel Paulo Fernando, apresentou as diretrizes originadas entre as prioridades do Marco de Ação de Hyogo, delimitadas na Convenção das Nações Unidas na província de Hyogo, Japão, em 2005. O trabalho propõe uma lista de passos essenciais para construção de cidades resilientes que podem ser implantados por prefeitos e gestores públicos locais. Os próximos encontros acontecem em Campos, no próximo dia 17, e em Itaperuna, no dia 24.

- O trabalho vai culminar no 13º Encontro no Rio de Janeiro, na primeira semana de junho, onde vamos apresentar um mapa das ameaças naturais em todo o Estado, que vem sendo elaborado em conjunto com os municípios; é preciso fazer com que a redução dos riscos de desastres seja uma prioridade nacional— observa o tenente coronel, que frisa a importância da atuação da Defesa Civil nos municípios e o papel primordial dos governos nessa prioridade. “Entre as ações delimitadas no Marco, destacamos a questão do conhecimento, a divulgação dessas ações em parceria com as escolas”, ressalta o palestrante.

Macaé participa das programações como cidade resiliente, aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. O coordenador Regional da Defesa Civil estadual, Coronel Sias, explica que 168 países participaram do Marco de Hyogo e o workshop é um dos passos para se implementar as diretrizes para se aumentar a capacidade das nações a resistirem catástrofes.

- Já fizemos, anteriormente, um trabalho sobre as cinco ameaças mais importantes de cada município e neste evento, estamos mostrando as diretrizes para diminuir os riscos. É uma atuação dos 92 municípios do Estado do Rio— ressalta coronel Sias.

A campanha – O lançamento no Brasil da Campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”, da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos. A redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.


Fotos Relacionadas