Nesta quinta-feira (18), o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, apresentou projetos da prefeitura de Macaé, voltados para a educação ambiental. O projeto da segunda edição do Atlas Ambiental de Macaé e a Feira Macaé Sempre Verde foram detalhados aos empresários e representantes de empresas sediadas no município. Participaram da reunião, que foi realizada no Hotel Comfort, o Sesi/Senai, Banco do Brasil, Sampling, Ferpan, Ed Control, Studio Brasil, Portal Eventos e Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro.
- A finalidade desse encontro é mostrar projetos estruturantes do meio ambiente, como o Atlas e a Feira, que possam agregar empresas que queiram investir em responsabilidade social. Uma das propostas aprovadas na Conferência Municipal de Meio Ambiente de Macaé, foi a da educação ambiental. Não é só agir nas ações emergenciais, o processo também envolve investimentos em projetos estruturais com olhar no futuro, ressaltou Fernando Marcelo Tavares.
Durante a reunião o secretário também falou sobre o projeto de Produção de Mudas para reflorestamento, que será apresentado na Protection Off Shore, realizada de 7 a 9 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
- Existe uma demanda de mudas para serem utilizadas em áreas degradadas para o reflorestamento de nascentes e matas ciliares. Esse projeto visa disseminar a implantação de pequenos viveiros em áreas degradadas, para a produção de mudas a serem utilizadas no próprio local e servirem de geração de renda para esses proprietários, explicou o secretário de Meio Ambiente.
O Atlas Ambiental de Macaé, está sendo produzido em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-RJ. Representantes da PUC apresentaram o projeto da segunda edição do projeto, que terá mais recursos tecnológicos. A intenção é formalizar um documento com informações sobre os sistemas naturais e promover o conhecimento dessas áreas aos alunos da rede municipal de ensino, que serão futuros multiplicadores dessa prática de educação ambiental.
O Atlas será dividido em seis partes: introdução, meio físico e ecossistema, história da ocupação, Macaé atual, atrativos eco-turísticos e políticas ambientais. O Atlas também terá lista de órgãos ambientais e dicas de proteção ao meio ambiente. A intenção também é que esse livro seja um meio de consulta para os estudantes, e também, um instrumento de cidadania, apontando formas de participação para a preservação ambiental. O Atlas será distribuído na rede municipal de ensino.
A previsão é que em quatro meses a equipe do Núcleo da PUC esteja com o projeto do Atlas pronto.
Macaé Sempre Verde – O diretor da Portal Eventos, Alfonso Silva, que organiza a Feira Macaé Sempre Verde, apresentou o conceito do projeto. A feira será realizada no Parque da Cidade, e a expectativa da Portal Eventos, é que o evento reúna cerca de 80 mil pessoas. Segundo o secretário de Meio Ambiente, o evento deverá acontecer em setembro desse ano ou março de 2007.
- A Feira Macaé Sempre Verde já consta do calendário de festas do município, só falta definir a data. O objetivo da prefeitura é formar essa parceria Poder Público-iniciativa privada, engajando as empresas no processo político do município, voltado para a responsabilidade social, lembrou Fernando Marcelo Tavares.