Fiscais da secretaria de Meio Ambiente (Semma) e da Guarda Municipal Ambiental de Macaé realizaram ação conjunta de orientação aos turistas que visitaram o Arquipélago de Sant’Anna durante o carnaval. A equipe abordou embarcações e orientou turistas em relação à preservação ambiental das ilhas, principalmente a do Francês. O objetivo da ação é aproveitar o período de feriado (época em que o local é mais visitado), para realizar esse trabalho preventivo junto aos turistas, evitando que os visitantes acabem deixando lixo nas ilhas.
Os fiscais da Semma e da Guarda Municipal Ambiental distribuíram folhetos e sacos de lixo aos visitantes, na Ilha do Francês, abordando os visitantes e orientado-os sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Os fiscais distribuíram informativos sobre os cuidados com o lixo. Durante a visita à ilha, a equipe também encontrou uma rede de pesca, com sardinhas, espécie que se encontra no período de defeso que acontece duas vezes ao ano. A proibição da pesca da sardinha começou no dia 17 de novembro e vai até o próximo sábado (24). A rede foi apreendida, mas nenhum responsável pela rede de pesca foi encontrado no local.
O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, informa que esse trabalho tem como finalidade envolver culturalmente a população na preservação ambiental do Arquipélago de Sant’Anna, já que as ilhas formam uma Área de Proteção Ambiental (APA) prevista na Lei Orgânica do município.
Arquipélago de Sant’Anna - O Arquipélago de Sant’Anna é formado pelas ilhas do Francês, Ilhote Sul e Sant’Anna. Localizado a oito quilômetros do cais do Mercado Municipal, é utilizado para o lazer e para a pesca. Nas ilhas vivem colônias de gaivotas, além do vai e vem de algumas espécies de aves que migram da América do Norte na época do inverno. Além de ser um excelente local para passeios e pesca, a ilha tem ótimos pontos para mergulho.
Os passeios à Ilha de Sant’Anna precisam da autorização da Marinha do Brasil. Já para a Ilha do Francês não é necessária autorização. Os passeios podem ser feitos em barcos alugados no Mercado Municipal ou no Iate Clube. A ilha de Sant’Anna, a maior do arquipélago, conta com uma base da Marinha, onde o farol, construído em 1901, pode ser visitado mediante autorização prévia solicitada à Capitania dos Portos. A Ilha do Francês conta com praias de águas cristalinas, e o Ilhote Sul, formado por rochas sólidas, não possui faixa de areia.