Foto: Arquivo Secom
Educação quer que alunos se conscientizem desde pequenos sobre a importância da preservação do meio ambiente
Envolver a garotada da Educação Infantil em atividades voltadas para o meio ambiente. Esta é uma das ações que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está priorizando. O objetivo é que os alunos se conscientizem sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Hoje, a rede municipal de ensino conta com 61 unidades de educação infantil e cerca de 8.400 alunos, que são envolvidos na sala de aula em temas transversais como natureza e cuidados com a fauna e flora. Diante da prática verde, estratégia que está sendo utilizada pelas escolas municipais, Macaé se destacou, nesta semana, no Fórum Permanente de Educação Infantil, que acontece mensalmente no Sindicato dos Professores no Rio de Janeiro.
Satisfeita a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, que representou o secretário de Educação, Guto Garcia, no evento, pontuou que o trabalho de Macaé foi atração durante a programação por priorizar a Prática Verde e pelas intervenções nas unidades como tanque de areia, grama e mais espaços verdes. “As crianças estão conseguindo se identificar como parte da própria natureza”, disse.
De acordo com Guto Garcia, a proposta é destacar a temática reinventar e reutilizar através de novos caminhos voltados para ecologia. “Nossos alunos precisam conhecer mais a respeito da ecologia. Para isso, estamos priorizando a construção de tanques de areia e colocação de mais gramas e jardins nas escolas municipais de Educação Infantil”, ressaltou.
O objetivo é que os alunos se voltam para o conhecimento e reflexões sobre vegetação, frutos e animais. “A proposta da Educação Infantil da rede municipal de ensino é que os estudantes se vejam como parte da natureza como seres vivos. Para isso, unidades como Marli Vasconcelos já trabalham com projetos que se voltam para coleta seletiva de lixo”, salientou.