A secretaria de Meio Ambiente de Macaé, em parceria com a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) e a secretaria de Ciência e Tecnologia, vai intensificar a fiscalização contra a poluição sonora. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, desde que começou o período eleitoral, a secretaria recebe em média 20 denúncias por semana de abusos de carros de som.
- Também são comuns as reclamações de barulho nos finais de semana, especialmente contra igrejas, clubes e casas noturnas -, diz o secretário. Segundo ele, existem ações judiciais abertas contra os excessos de ruídos. Além disso, o Ministério Público Estadual tem cobrado do município ações mais enérgicas para diminuir o problema.
De acordo com ele, já está sendo montado um calendário para iniciar as fiscalizações, que vão contar com o uso de equipamentos especiais para medição de decibéis. “Inicialmente, vamos atender às denúncias. Depois, faremos uma fiscalização de rotina, para coibir abusos”, explica.
A equipe também começa a organizar um seminário sobre o assunto, voltado principalmente para comerciantes e agências de propaganda que usam carros de som. “Queremos esclarecer e informar sobre os limites da emissão de ruídos”, comenta Fernando Marcelo.