A secretaria de Meio Ambiente de Macaé notificou nesta sexta-feira (23) uma clínica da cidade para apresentar em 30 dias o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos. A notificação foi dada depois de vistoria dos fiscais da secretaria a um terreno baldio na Rua Teotônio Soares, no bairro Cajueiros, onde moradores encontraram material de escritório junto com resíduos de material hospitalar.
De acordo com o chefe da Fiscalização da secretaria, Fernando Barreto, a clínica reconheceu o erro, explicando que o lixo foi retirado por engano por catadores de papelão. A Secretaria de Serviços Públicos vai providenciar a limpeza do terreno. “Apenas 5% do lixo gerado por clínicas e hospitais é perigoso e deve ter tratamento especial. Cada unidade deve ser responsável em separar seu lixo,que a prefeitura recolhe e encaminha para uma área específica no aterro sanitário”, explicou.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, todas as clínicas e hospitais da cidade estão sendo orientados a apresentar o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos. Os dados serão usados para dimensionar o tamanho da área de lixo hospitalar que será implantada no novo aterro sanitário. O aterro será instalado em uma área próxima da BR-101. A prefeitura aguarda apenas a liberação da licença de instalação, concedida pela Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente (Feema) para iniciar a obra.