A secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promoveu no início deste mês, trabalho de conscientização e sensibilização ambiental na busca de parcerias com escolas da região serrana, para a formação de monitores ambientais. O trabalho envolveu estudantes da 5ª a 8ª séries do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, que participaram de palestras e de plantio de mudas em áreas degradadas.
A intenção do projeto é formar monitores que irão auxiliar no trabalho de mobilização e diagnóstico de áreas degradadas. Pela manhã, os estudantes participaram da palestra sobre educação ambiental, plantio, separação do lixo e a importância dos recursos hídricos, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Semma, Flávio Sayão. À tarde, foi feito o plantio de 70 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica num sítio atrás da escola do distrito.
- Os estudantes participaram do plantio numa área que está desmatada com a finalidade de recuperar as nascentes situadas no local. Antes desse trabalho já realizamos outras ações como o diagnóstico das áreas degradadas na região na busca de recuperar essas áreas através do plantio, na conscientização da comunidade e na busca da parceria com a população, destacou Leonardo Pinheiro Mussi, coordenador de monitoramento ambiental da Semma.
Nesta sexta-feira (26), às 13h, a secretaria de Meio Ambiente promove o plantio de mudas num córrego situado atrás da Igreja Católica de Glicério. Os estudantes do ensino fundamental da escola Raul Veiga participarão da atividade. Leonardo Mussi fundou recentemente a Associação Ecológica Amigos da Serra para também atuar em parceria com a equipe da Semma e os estudantes.
- Já realizamos o reflorestamento na Ilha da Canoa, em Glicério. Depois, esse projeto de conscientização e sensibilização ambiental será levado para outros distritos como Trapiche e Frade. A Semma também já está promovendo a coleta de sementes de árvores nativas na região. Uma equipe da Cruks, formada por escaladores e profissionais de eco-turismo está nos auxiliando nas árvores grande porte, destacou Leonardo Mussi.
Os monitores Jomar Hotz Faturine, Edson Braga, Geovani Costa e Washington, da Semma, também participam do trabalho de mobilização e educação ambiental do projeto.