Meio Ambiente se reúne com associações de moradores e pesca

31/10/2006 16:35:03 - Jornalista: Catarina Brust

O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, fez nesta terça-feira (31), uma prévia da reunião que será realizada com a Câmara Técnica da Lagoa de Imboassica, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé. O encontro aconteceu na secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e contou com a presença de funcionários da Semma, das associações de moradores do Mirante da Lagoa, Vivendas da Lagoa e Jardim Guanabara e da Associação de Pesca de Macaé.

Diversos assuntos sobre a Lagoa de Imboassica foram tratados no encontro. As chuvas de primavera e verão, abertura ou não da barra da lagoa, esgoto e a erosão em alguns trechos da RJ-106, foram temas discutidos. No último fim de semana (28 e 29), os ventos fortes e o nível alto da água provocaram o rompimento de sedimentos e a erosão em alguns trechos da Rodovia Amaral Peixoto, alcançando a capa do asfalto.

Para diminuir o nível da água, uma retroescavadeira da secretaria municipal de Obras (Semob), realizou a abertura do canal extravasor da Lagoa de Imboassica, por volta do meio-dia de domingo. Na segunda-feira (30), o nível da água já havia baixado 23,5 centímetros. Assim que o nível da Lagoa estiver seguro, o canal será fechado.

- Convocamos esse encontro, prévio a reunião da Câmara Técnica, em função da situação emergencial da Lagoa de Imboassica, para o nivelamento das informações. Passamos o que a prefeitura está fazendo e ouvimos os anseios das comunidades do entorno. A câmara é o instrumento criado pelo Comitê para fazer estudos que indicarão soluções para a Lagoa -, destacou Fernando Marcelo.

Uma sugestão já foi acatada durante o encontro e será colocada em prática, nesta quarta-feira (01), pela secretaria. A idéia partiu de Tio Jorge, presidente da Associação de Pesca de Macaé, para minimizar o impacto da água e evitar a erosão na RJ-106: descolar feixes de taboa da própria Lagoa, para os locais mais atingidos pela erosão, criando um amortecimento. “Isso é uma medida provisória, preventiva, que será feita em parceria com a Guarda Municipal e a Defesa Civil, que nos darão o apoio necessário para a ação”, explicou o secretário.

- Há vários anos a situação da Lagoa se repete e, até agora, nenhuma solução concreta foi tomada para recuperá-la. Ainda bem que agora contamos com a interlocução de um secretário que veio de movimentos ambientalistas e conhece o assunto, sinalizando que alguma medida será tomada. Entendemos que o processo de recuperação da lagoa exige a participação de toda a comunidade -, disse o presidente da Associação de Defesa da Lagoa de Imboassica, Henrique Emerick.