Foto: Tiago Ferreira
Números ratificam boa campanha do Macaé neste início de Série B
Quatro vitórias - sendo duas fora de casa -, um empate e apenas uma derrota. Aproveitamento de 72,2%. Nem o mais otimista torcedor do Macaé esperava um início tão promissor de Série B do Brasileiro, ainda mais para um clube que debuta na competição. Após seis rodadas, o Alvianil Praiano ocupa o terceiro lugar na tabela, com 13 pontos, três a menos que os líderes Botafogo e Náutico. Mas não é só isso. Outros números ratificam a boa campanha do Leão.
Ao lado do Botafogo, o time comandado pelo técnico Marcelo Cabo tem o ataque mais positivo da Série B, com 12 gols (a média é de dois por partida). Um terço deles foi marcado pelo atacante Pipico, artilheiro da equipe com quatro gols. O camisa 7 do Macaé é também vice-artilheiro da competição, com um gol a menos que os goleadores Robert (Sampaio Corrêa) e Kayke (ABC-RN), que têm cinco gols cada.
Os demais tentos do Leão estão bem divididos. O atacante Anselmo, o lateral-direito Henrique e o meia Fernando Santos marcaram duas vezes cada. Já o volante Juninho e o apoiador Aloísio balançaram as redes dos adversários em apenas uma ocasião. Dos 12 gols do Macaé, cinco foram marcados no primeiro tempo e sete na etapa final. Foram 10 em finalizações de dentro da área (sendo dois de cabeça) e dois de média e longa distância (um com Henrique, na derrota de 3 a 1 para o Sampaio Corrêa, e outro com Fernando Santos, na vitória de 2 a 1 sobre o Luverdense).
A sexta rodada foi a que mais aconteceram gols: 30 no total (média de três por jogo). E de 3 a 0 foi a vitória do Macaé sobre o Criciúma no último sábado (6), no Estádio Heriberto Hülse.
Fair-play
Outro dado importante do Macaé nas seis primeiras rodadas da Série B é o número de cartões amarelos. O Alvianil Praiano é a equipe mais disciplinada da competição, com nove advertências no total. Nenhum jogador e/ou membro da comissão técnica foi expulso de campo. O único que está pendurado com duas advertências é o atacante Pipico.
Além disso, o Macaé é a equipe que menos cometeu faltas no Brasileirão: 67 no total (média de pouco mais de 11 por partida), segundo o site Footstats.
O Leão volta a campo agora no sábado (13), quando recebe o Bragantino, às 21h, no Moacyrzão.
>> A campanha:
Macaé 2 x 0 Santa Cruz
Sampaio Corrêa 3 x 1 Macaé
Macaé 4 x 2 Oeste
Luverdense 1 x 2 Macaé
Macaé 0 x 0 Bahia
Criciúma 0 x 3 Macaé
>> Os artilheiros:
- Pipico, 4 gols
- Anselmo, 2 gols
- Henrique, 2 gols
- Fernando Santos, 2 gols
- Aloísio, 1 gol
- Juninho, 1 gol