Membros da Abraz tomam posse na terça-feira

17/11/2006 14:42:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A partir de terça-feira (21), os familiares e cuidadores de portadores da doença de Alzheimer de Macaé contarão com mais uma entidade de apoio, a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). A cerimônia de posse dos membros da Coordenação da Sub-regional da Abraz Macaé será às 18h, no auditório do Sindipetro.

A gerente do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) da secretaria de Saúde, a geriatra Analucia Jardim, explica que a ABRAz, é uma entidade sem fins lucrativos com 22 representações nacionais que tem por finalidade reunir familiares e cuidadores para ter conhecimento da doença, orientá-los sobre as suas condutas com o paciente, entre outros.

Na ocasião serão proferidas duas palestras, sendo a primeira da presidente e do coordenador dos grupos de apoio da Abraz do Rio de Janeiro, Eliana Faria, e Paulo Bernardo Araújo e, em seguida, da coordenadora do Centro de Referência do Idoso da Universidade Federal Fluminense (UFF), a neurologista e geriatra Vilma Duarte Câmara.

Analucia acrescenta que, desde setembro, estão sendo promovidos encontros com os familiares e cuidadores, onde foi formado um grupo de suporte que possibilita a troca de experiências entre eles. “Como a doença debilita muito o paciente, os familiares e cuidadores chegam a entrar em depressão”, revela a geriatra.

Alzheimer - Doença característica de pessoas com mais de 60 anos, o Alzheimer é uma doença neurológica degenerativa, sem cura descoberta. Suas principais características são problemas de memória, perdas de habilidades motoras (vestir-se, cozinhar, dirigir carro, lidar com dinheiro), problemas de comportamento e confusão mental.

Segundo estimativas, ela acomete cerca de 500 mil pessoas no Brasil e 18 milhões no mundo. De acordo com previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 20 anos, as doenças mentais/neurológicas, como a doença de Alzheimer, serão a segunda causa de mortes no mundo.