logo

Membros do Commads discutem melhorias para Macaé

01/07/2013 21:24:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

O encontro aconteceu no Paço Municipal, auditório da Prefeitura de Macaé.

Representantes do governo e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads) discutiram na tarde desta segunda-feira (1°), diversos assuntos que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população e ainda preservação do meio ambiente. Entre eles, proposta de conservação da Restinga do Barreto, Plano de Metas do Saneamento no município e projetos em execução pela Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e apreciação crítica sobre o Plano de Bacias da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras (RH – VIII).

O encontro foi aberto com a apresentação do professor do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem/UFRJ), Rodrigo Lemes Martins, que abordou a proposta para conservação da Restinga do Barreto. A ideia é proteger áreas urbanas de interesse ambiental no território do município, buscando incentivar a criação de Unidades de Conservação Municipal. A restinga do Barreto compõe uma extensa região conhecida como Restinga de Jurubatiba, único Parque Nacional que conserva essas áreas.

O presidente da Esane, Marcos Roberto Muffareg, destacou o Plano de Metas do Saneamento no município e projetos em execução pela empresa. A proposta é desenvolver em quatro anos diversas ações na área de saneamento básico, tanto na sede e subdistritos, quanto nos distritos da região serrana. A Esane fiscaliza e regula os sistemas de Saneamento de Macaé e da serra (abastecimento de água e esgotamento sanitário). A prefeitura encaminhou projetos básicos, com quatro cartas-consultas, para o Ministério das Cidades, para agilizar a implantação de Sistemas de Abastecimentos de Água e de Sistema de Esgoto Sanitário na região serrana com mais rapidez.

O coordenador de geoprocessamento da secretaria de Ambiente, Carlos André Luz Jerônimo, apresentou a apreciação crítica sobre o Plano de Bacias da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras (RH – VIII). O diagnóstico será analisado novamente no próximo dia 22, em local ainda a ser definido. Para o secretário de Ambiente e presidente do Commads, Guilherme Sardenberg, os encontros fortalecem a entidade e a participação efetiva dos membros proporciona bons resultados para a cidade.