Meningite: alunos do Lagomar e Ajuda recebem vacinação

23/08/2014 14:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

Um dos locais de vacinação, neste sábado (23), foi uma escola no Lagomar

 Mais duas unidades da rede municipal de ensino receberam, neste sábado (23), a vacinação contra meningite sorogrupo C. Desta vez, as escolas de Educação Infantil contempladas foram Ana Cristina Ferreira Azarany Almeida, no bairro Lagomar, e Laura Sueli, na Ajuda. A nova estratégia de prevenção contra a doença, que começou esta semana, já imunizou cerca de 7 mil alunos com autorização dos pais ou responsáveis.

 A dona de casa Leila Peixoto, 31 anos, e mãe da pequena Rebeca, 5 anos, chegou cedo à unidade de ensino do Lagomar para vacinar a filha. “É sempre bom prevenir e estou menos preocupada agora com essa iniciativa da Prefeitura de Macaé”, disse Leila. A escola em que estuda sua filha, tem a meta de vacinar 100 crianças entre 6 e 8 anos. Já na escola Laura Sueli foram disponibilizadas mais 70 doses. A instituição de ensino está em seu segundo dia de imunização, com um total de 150 doses.

No bairro Lagomar, a vacinação continua na próxima semana nas escolas Balneário Lagomar e Anexo, Paulo Freire (rede municipal), além do Colégio Radan, instituição privada. Serão 1.180 doses nestas unidades de ensino. “A escola também contribui fazendo a sua parte. Estamos deixando os ambientes bem arejados”, destacou a diretora da escola Ana Cristina Ferreira Azarany, Sisleida Anacleta Pereira.

A enfermeira Fabrícia Quintanilha afirmou que, a partir de segunda-feira (25), as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão nos bairros Barra, Fronteira, Morro de São Jorge, Jardim Santo Antônio, Aroeira, Cajueiros, Praia Campista, Virgem Santa, Aterrado do Imburo, Malvinas, Botafogo, Campo do Oeste, Nova Holanda, Nova Esperança e, ainda, região serrana.

A expectativa é que, na próxima semana, 10 mil crianças sejam vacinadas em diversas localidades do município. As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão mobilizadas para atender instituições públicas e privadas. Desde 2010, a vacina foi incluída pelo Ministério da Saúde no calendário de crianças até dois anos. Para atender o público, que nasceu antes deste ano, a Prefeitura de Macaé aumentou a faixa etária para crianças com idade até 9 anos, 11 meses e 29 dias e adquiriu 30 mil doses.

Não podem receber a vacina as crianças que estiverem com febre alta e diarreia. A vacina pode causar algumas reações como febre baixa e dor no local. Nesse caso, para amenizar, basta fazer uma compressa de gelo por alguns minutos.