Foto: João Barreto
Controle rigoroso garante segurança na hora da compra
O pescado comercializado no Mercado Peixes de Macaé é considerado um dos melhores do Rio, segundo divulgação da Fundação de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que avalia a qualidade dos peixes oferecidos aos consumidores, além de firmar parcerias com o município em projetos como o "Olho no Peixe". A confiança dos consumidores tem levado ao aumento da procura no local, neste período de Semana Santa.
Para melhor atender ao público, o mercado funcionará em horários diferenciados nos dias que antecedem a Páscoa. Nesta segunda (21), de 7h às 17h; terça (22) e quarta (23) e quinta (24), das 7h às 19h. Já na Sexta da Paixão (25), das 7h às 15h. No Sábado de Aleluia (26), 7h às 15h e domingo de Páscoa (27), de 7h às 12h.
Consumidor frequente do pescado macaense, o aposentado Rosalvo Matheus conta que saboreia todos os tipos de peixes e, para a Semana Santa, já garantiu suas mercadorias para o almoço da família. "Estou levando solteira, linguado, e bastante filé de peixe que gosto muito. Já enchemos um isopor para consumirmos no feriadão", acrescentou.
O presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado de Peixes, Paulo Sérgio Batista, vendedor há 20 anos, informa que a qualidade do pescado é referência no Estado, mas o atendimento ao consumidor também é um diferencial na hora de comercializar os produtos.
- Nossa associação está em fase de legalização e estamos muito confiantes que as vendas serão boas neste feriadão. Os peixes mais procurados são o dourado, enchova, corvina, sardinha e solteira - explica.
A gerente de Gestão de Qualidade do Pescado do Mercado de Peixes, Mariana Ramos, conta que os comerciantes passaram por dois ciclos de capacitação. Em 2015, eles participaram do curso "Boas Práticas na Alimentação", que contou com a parceria do Sebrae. Outra capacitação aconteceu recentemente, neste mês, com o apoio da Agência Municipal de Vigilância Santirária (Amvisa).
Para a Semana Santa, foi realizada uma reunião, no último dia 17, com representantes de outras secretarias municipais, visando oferecer mais qualidade e segurança para os nossos consumidores e visitantes. "Contamos com a parceria da Postura, Guarda Municipal, Procon, Polícia Militar e Mobilidade Urbana que estará no entorno do mercado para orientar os motoristas", informou Mariana.
Limpeza - A higienização dos corredores e entorno do Mercado de Peixes é realizada pelos servidores da subsecretaria de Pesca, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo. Outra novidade para este ano, de acordo com Mariana Ramos, é o recolhimento adequado dos resíduos do pescado que será realizado pela Associação dos Comerciantes do Mercado.
Segurança - A subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, ressalta que, neste ano, foram traçadas estratégias para garantir segurança e qualidade do pescado para os consumidores. "Vamos contar com uma viatura da Policia Militar, a partir desta quarta-feira (23) e agentes de segurança da Guarda Municipal. A preocupação também está voltada em coibir a comercialização de pescados ilegais que, geralmente, não possuem o controle alimentar exigido por nossa secretaria e pela vigilância sanitária", ressaltou.