Foto: Assessoria Desenvolvimento Econômico
Clientes aproveitam a oportunidade para fazer o descarte correto do óleo
O Mercado Municipal de Peixes recebeu a instalação de mais um ponto itinerante de coleta de óleo vegetal. O coletor ficará no local até o dia 4 de abril. O objetivo é aproveitar o movimento do mercado durante o período do feriado da Semana Santa, quando o consumo de pescado aumenta, e, por consequência, a utilização de óleo vegetal também.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães, a população vem se conscientizando do seu papel e ter pontos diversificados para a coleta de óleo ajuda na hora do descarte correto. "Hoje, não é só o poder público que cuida da cidade, todo morador já entendeu o seu papel. O que a Secretaria de Ambiente está fazendo é aumentar as opções para quem deseja colaborar com o meio ambiente".
Seu Carlos Ribeiro é um dos adeptos da campanha e, após passar próximo ao Mercado de Peixes e avistar o posto de coleta, foi em sua casa recolheu sua garrafa de óleo e contribuiu. “Eu tenho esse óleo usado guardado em casa há meses e trouxe assim que vi essa oportunidade. Acho muito importante essa conscientização, pois tenho filhos, netos e preciso ajudar a cuidar do futuro pra eles”, comenta.
O banqueiro da Peixaria Freitas, Edimar Reis, afirmou que também vai contribuir e divulgar para sua família e amigos. “Acho muito válido, porque além de preservar o meio ambiente, evita transtornos dentro de casa, com o entupimento de pias e tubulação da caixa de gordura”, disse.
A cliente Maria Cristina Peixoto parabenizou a iniciativa. “Sempre que posso venho aqui e, desta vez, foi uma surpresa a coleta de óleo. AChei um lugar estratégico, muitas pessoas não sabem como descartar de forma correta e acaba jogando na pia da cozinha mesmo”, ressalta.
Já Jorge Antônio, que trabalha ao redor do Mercado, está ajudando nesta divulgação. “Vi a equipe instalando o ponto de coleta e hoje pela manhã, mostrei a um senhor que queria depositar 12 litros”, conta.
Como o Mercado de Peixes fica na região central da cidade, também é esperado que a população utilize o coletor mesmo depois do feriado. "A expectativa é que a campanha no Mercado de Peixes seja positiva. Quem sabe o local possa ser um ponto fixo de coleta do óleo de cozinha", diz Rizete Ribeiro, subsecretária de Pesca.
Como dados indicativos, o Brasil produz nove bilhões de litros de óleo vegetal por ano, sendo que um terço do produto são óleos comestíveis. Apenas dois e meio por cento deste resíduo é descartado corretamente e reciclado. "Para cada litro de óleo descartado incorretamente, pode degradar um milhão de litros de água. Isso é muito prejudicial ao meio ambiente", destaca o secretário de Ambiente Gerson Martins.
Conheça os pontos de coleta na cidade:
- Colégio Luiz Reid - Rua Teixeira de Gouveia, Centro
- Posto de Atendimento Odebrecht Ambiental - Rua Dr. Júlio Olivier, Centro
- Secretaria de Ambiente - Avenida Rui Barbosa, 1725, Alto dos Cajueiros, 1º piso
- Agência Macaé Facilita da Barra - Rodovia Amaral Peixoto, s/nº
- Rua Amphilóphio Trindade, nº 67, Vivendas da Lagoa
- Agência Macaé Facilita de Córrego do Ouro
- Base Operacional da Secretaria de Ambiente, no Sana
- Centro de Convivência, Praia dos Cavaleiros - Posto 2