logo

Merenda escolar: agricultores familiares têm até dia 20 para se cadastrar

11/07/2011 16:46:47 - Jornalista: Andréa Lisboa

Prefeitura realizou o teste de aceitabilidade do feijão de corda, um produto produzido em grande quantidade pela agricultura familiar

Os agricultores familiares de Macaé têm até o próximo dia 20 para se cadastrar para fornecer seus produtos para a merenda escolar da rede municipal. A prefeitura abriu chamada pública para que, já no próximo semestre, possa atender às escolas com produtos de fornecedores locais. O cadastramento é feito na sede da prefeitura, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A Secretaria de Educação realizou em cinco escolas o teste de aceitabilidade do feijão de corda, um produto produzido em grande quantidade pela agricultura familiar local e bastante nutritivo. A análise de aceitação está sendo concluída pela Coordenação da Alimentação Escolar da Secretaria.

A prefeitura pretende incluir na merenda outros produtos cultivados na região, como banana, verduras, aipim e laranja. Para conhecer a produção local, dados sobre os agricultores também estão sendo levantados na Secretaria de Agricultura.
Semana da Alimentação

Nesta segunda-feira (11), a Escola Municipal de Educação Infantil Aprisco, no Visconde de Araújo, recebeu os “Contadores de Histórias”, da Secretaria de Educação. As apresentações, nos turnos da manhã e da tarde, tiveram como tema a alimentação saudável.

Quinze escolas já foram beneficiadas com o projeto “Semana da Alimentação Escolar”, neste ano com o tema “Agroecologia e Agricultura Familiar: cidadania cultivada em família”, comemorada a partir da terceira semana de maio. Até o final deste ano, mais trinta escolas irão receber esse trabalho.

O projeto consiste em palestras sobre alimentação saudável, mesas de degustação, cultivo de hortas, oficinas culinárias, apresentação dos grupos ‘Contadores de Histórias’ e do ‘Grutas’, este da Secretaria Municipal de Saúde, com peças sobre o tema, entre outras propostas educativas.

- Com as atividades lúdicas, os alunos participam mais e acabam experimentando alimentos novos. Elas despertam a curiosidade das crianças, considera a coordenadora da Alimentação Escolar, Dina Reis.

Ainda estão no cronograma deste semestre as escolas Marli Vasconcelos, nesta terça-feira (12), Eléia Tatagiba Azevedo, na quarta-feira (13) e a Escola Parque Municipal Professora Maria Angélica Ribeiro Benjamim, na quinta e sexta-feira (14 e 15). Em agosto novas unidades escolares serão agendadas. Paralelamente a esse programa, a Secretaria irá realizar nos dias 26, 27 e 28 de julho o treinamento de merendeiras, o que contribui para a eficácia da proposta.