logo

Merendeiras da rede municipal receberão treinamento

13/03/2013 17:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Cerca de 200 merendeiras que atuam na rede municipal de ensino vão participar do curso de capacitação específico. O curso de qualificação será realizado no sábado, dia 23 e quinta-feira, dia 28, das 8h às 17h, na Escola Municipal Lions. O objetivo é reforçar a qualidade da merenda da rede municipal de ensino. Durante a programação serão ministradas cinco oficinas, que têm a proposta de contribuir na melhoria da atuação das merendeiras nas unidades municipais de ensino. A finalidade é pontuar abordagens como cuidados com preparo, manuseio e porções adequadas para cada modalidade de ensino e a importância do cardápio diferenciado para alunos, que apresentam intolerância ao leite, alergia à proteína do leite e ao glúten.

Na programação serão apresentados de forma de forma lúdica, trabalhos do dia-a-dia, que abordam o processo operacional de preparação, armazenamento e distribuição da merenda. Nos dois dias de formação, a atualização específica vai abranger as respectivas oficinas "Sessão Pipoca", que vai enfocar as boas práticas e questões de higiene pessoal, "Teatro", com enfoque para formas de recebimento, armazenamento e coleta. Também haverá as oficinas "Jogo da Trilha" com abordagens para o pré-preparo, preparação de alimentos, definição de porções, distribuição de refeições, devolução de pratos e segurança do trabalho. O cronograma também conta com a oficina "Tira o chapéu", que vai destacar a importância do processo operacional de Recursos Humanos (RH) e Segurança do Trabalho.

O término do treinamento contará com a atividade "Jogo dos Erros", que vai apresentar a prática das merendeiras, que terão a oportunidade de responder as situações que são adequadas e incorretas diante do trabalho. Durante o trabalho serão enfocados assuntos como "Embalagem dos processos de etiqueta", "Identificação dos produtos", "Uso obrigatório de uniformes" e "Controle do sistema de validade".

O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Médio, que é ministrado no município, conta diariamente com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar, para os estudantes do turno da noite. Durante este ano, o governo municipal irá priorizar a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da agricultura familiar.

A aquisição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar segue regras legais, estabelecidas por órgãos competentes. Por isso, são priorizados os alimentos produzidos de acordo com as boas práticas agrícolas e de fabricação no município. Para isso, a Prefeitura de Macaé adverte que os produtos deverão ser produzidos, acondicionados e transportados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. O objetivo é que os mesmo atendam aos padrões de qualidade para contribuir para o crescimento, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos saudáveis dos alunos.

Conselho de Alimentação - O governo municipal está traçando detalhes para o melhor oferecimento de aproximadamente 45 mil refeições diárias. A intenção é contribuir com o reforço da segurança alimentar dos estudantes, além de combater o desperdício da merenda. Diante desta proposta, nesta quarta-feira (13), representantes do Conselho de Alimentação Escolar, da subsecretaria que trata da Saúde do Escolar na secretaria de Educação e da secretaria de Agroeconomia se reuniram para tratar da elaboração de relatórios de visitas realizadas nas unidades municipais e de ações solicitadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).