Foto: Rui Porto Filho
Durante encontro, palestra abordou várias dicas de segurança
Cerca de 60 motofretistas participaram de uma programação realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, na quarta-feira (1º), no Posto Via Norte, na Linha Azul. A ação deu início às diversas atividades que marcam o mês do trânsito em Macaé, seguindo a programação da Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25. Os motofretistas receberam palestra em que foi enfatizada a importância da segurança no trânsito. Macaé possui 30.473 motocicletas, motonetas e ciclomotores emplacados, de acordo com dados de julho deste ano do Detran-RJ.
“Estamos aqui para trabalhar com as pessoas que tem a boa intenção de trabalhar direito, seguindo as regras de trânsito. No auge da pandemia, eles foram considerados heróis por terem trabalhado direto para fazer as entregas para quem estava cumprindo o confinamento. Agora, por conta de alguns que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são considerados vilões. Queremos ajudar, orientando e informando sobre as medidas que podem salvar muitas vidas”, explicou o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.
Presidente do grupo de whatsapp “Profissão Perigo”, com mais de 300 integrantes, o motociclista Chander Fernandes participou do encontro. O grupo procura se ajudar dentro da categoria, por exemplo, quando alguém quebra a moto ou tem um acidente. Eles fazem um trabalho social, onde arrecadam alimentos e fazem doações em datas especiais (Dia das Crianças, Natal) e para moradores de rua, entre outros.
“Viemos participar do início da Semana Nacional de Trânsito junto com a Mobilidade Urbana para que a secretaria conheça um pouco mais do nosso trabalho. A maioria aqui trabalha como freelancer, ‘veste’ a camisa e anda certinho. Na pandemia éramos heróis, agora estão nos tratando como vilões. É preciso separar o joio do trigo”, disse Chander Fernandes.
A palestra conduzida pela pedagoga e agente de trânsito, Josiana Wilme, abordou várias dicas de segurança, importantes para quem trabalha diariamente circulando nas ruas da cidade, dividindo a via com veículos de todos os tipos. Como respeitar os pedestres, certificar-se de que está sendo visto pelos outros veículos, usar roupa reflexiva, farol ligado, capacete dentro da validade do Inmetro e que contenha a descrição do grupo sanguíneo, usar a viseira, entre outros.
No final do encontro, foi realizado sorteio de vários brindes doados para os participantes: carteira de habilitação, abastecimento de tanque de combustível para motos, capacete, roupa de chuva, antena corta-pipa, troca de óleo, lavagem, corte de cabelo, entre outros. Os apoiadores da ação foram o Posto Via Norte; Motopeças São Lucas; Barbearia do Posto Via Norte; Acme Racing e Autoescola Motocar.
No dia 24, a Blitz Educativa será em parceria com a Coordenação de Educação e Conscientização Operação Lei Seca (Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro), de 9h às 13h, na Avenida Atlântica.
A programação prossegue durante o mês, com destaque para o 1º Seminário de Mobilidade Urbana, na Cidade Universitária, de 21 a 23.
Quinta-feira, dia 9/09
11h - Blitz Educativa, no Lagomar
Sexta-feira, dia 17/09
Blitz na Serra, entroncamento da RJ-162, próximo à entrada Parque Atalaia
Terça a quinta-feira, de 21 A 23/09
1º Seminário de Mobilidade Urbana, na Cidade Universitária
Sexta-feira, dia 24/09
Blitz Lei Seca em parceria com a Coordenação de Educação e Conscientização Operação Lei Seca (Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro) (praia)
Sexta-feira, dia 24/09
Ação Educativa da Secretaria de Mobilidade Urbana
Quarta-feira, dia 29/09
Blitz Educativa, no Parque Aeroporto
Quinta-feira, dia 30/09
Escolinha de Trânsito (Colégio Adventista)