Mestre da capoeira é homenageado na Câmara Municipal

18/11/2014 16:15:00 - Jornalista: Assessoria Fundação Macaé de Cultura

Uma vida inteira dedicada a formar crianças, jovens e adultos na arte da capoeira. Essa é marca do Mestre Dengo, 57 anos, casado, três filhos. Há três anos ele trabalha na Fundação Macaé de Cultura, ministrando aulas de capoeira no Ciep Nova Holanda para crianças do ensino básico. Em reconhecimento na prestação de bons serviços à comunidade, ajudando a bem formar o cidadão, Mestre Dengo recebe, nesta quarta-feira (19), uma homenagem da Câmara Municipal, por indicação do vereador Marcel Silvano.

- A capoeira é minha filosofia de vida, o que mais me fortalece, que me dá direção. Através dela sou respeitado por todos. É minha fonte de inspiração, diz o mestre sempre altivo e sorridente, característica de quem é feliz com o que faz. São 40 anos ensinando a arte da capoeira aos macaenses. Ao longo desses tempo mais de mil pessoas de diversas idades entraram na roda da capoeira com o Mestre Dengo, e algumas se tornaram também professores.

Um dia, Manoel da Cruz Vieira (seu nome de nascimento), quis ir além nos estudos e concluiu o curso Normal na Faculdade Cândido Mendes. Em seguida, fez pós-gradução em Afrocartografia, na Funemac. Para ele, os conhecimentos adquiridos contribuíram para ampliar seus horizontes, mas quanto a profissão decidiu que seria o Mestre Dengo da Capoeira até onde pudesse ir.

Dengo criou três espaços para praticar com mais ênfase o voluntariado, contando com a colaboração de outros profissionais voluntários. No bairro Novo horizonte, disponibiliza para os filhos da comunidade aulas de teatro, literatura, capoeira e assistência a adolescentes grávidas. O espaço cultural Raiz de Aruanda, no Sol y Mar, dispõe de aula de capoeira, roda de samba, choro e poesia. E na quadra do bairro Botafogo, Mestre Dengo comanda o Ginga comunidade, às segundas e quartas-feiras, com roda de capoeira grátis para quem quiser.