A prefeitura de Macaé, por intermédio da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, coordena o Programa Estuda Macaé – Bolsa Universitária, que encerrou o ano de 2007 com a marca de 856 bolsas de estudos para quem está regularmente matriculados em instituições privadas de ensino superior de graduação e de ensino técnico profissionalizante. A meta deste programa é atingir mil bolsas de estudos até março deste ano.
Segundo o secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, o Programa Estuda Macaé é um projeto de inclusão social que representa um grande investimento para o município e que refletirá direta e indiretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores.
- Este programa beneficia três segmentos diretamente: o aluno, que tem garantido o acesso à educação e, conseqüentemente, amplia suas possibilidades no mercado de trabalho; as instituições de ensino, que têm receita garantida e projeção educacional; e a sociedade, que tem ganhos diretos e indiretos, pois absorve mão-de-obra capacitada, o que melhora a qualificação dos profissionais e, conseqüentemente, garante qualidade de vida e cidadania, frisou o secretário.
O Programa Estuda Macaé atende bolsistas universitários/técnico profissionalizantes matriculados nas instituições de ensino superior Universidade Estácio de Sá; Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos; Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé; EDUCON; Universidade Cândido Mendes em parceria com a FUNEMAC; Escola Teológica Redemptoris Mater; e nas instituições habilitadas com cursos técnicos SENAC; Instituto Nossa Senhora da Glória; Colégio Bruno Ostmann; Escola Técnica José Rodrigues da Silva; Centro Educacional Especializado em Saúde e Centro Educacional de Formação em Saúde.
Bolsa não contempla matrículas na Estácio
O Programa Estuda Macaé garante o pagamento de 12 mensalidades nos cursos universitários/técnicos profissionalizantes, não contemplando portanto, custos referentes a matrícula e a rematrícula caso a instituição de ensino assim exija. Esta situação é verificada na Universidade Estácio de Sá onde, além das mensalidades, há o pagamento da matrícula.