Neste sábado (21), entra em teste na linha alimentadora Lagoa-Novo Cavaleiros, do Sistema Integrado de Transporte, um microônibus, que, se aprovado pelos usuários, vai substituir a van, veículo usado hoje para levar os passageiros dos bairros aos terminais rodoviários. O prefeito Riverton Mussi conheceu o modelo Volare V8 do microônibus nesta quinta-feira (19), no pátio da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran).
- Vamos aguardar os testes para verificar se é viável a utilização do microônibus – afirmou o prefeito, ressaltando que quem vai aprovar ou não o novo veículo é o usuário. As linhas alimentadoras do sistema de transporte de Macaé são feitas pela Cooperatlântico, cooperativa contratada pelas empresas Macaense e Líder, que detêm a concessão para o transporte público na cidade.
De acordo com o presidente da Mactran, coronel Lúcio Aracati, caso o microônibus seja aprovado após os testes, que vão durar oito dias, serão realizadas algumas modificações para garantir maior conforto e segurança aos usuários. “Após os resultados dos testes, as empresas e a cooperativa vão definir a substituição da atual frota de vans para os microônibus”, explicou.
O presidente da Cooperatlântico, Evandro Carvalho, detalhou que após os testes técnicos, será apresentada uma planilha de custo à Líder e à Macaense para a possível troca da frota. “Nosso objetivo é atender a demanda, dando maior facilidade e rapidez ao usuário”, disse. Com duas portas e inicialmente 22 lugares, o microônibus é adaptado para fazer parte da bilhetagem eletrônica do sistema de transporte.