logo

Milhares de idosos vacinados contra a gripe em Macaé até o Dia Nacional de Vacinação.

29/04/2006 12:01:09 - Jornalista: Cesar Dussac

Os postos de vacinação em Macaé – 37 fixos e dois volantes – vacinaram contra a gripe milhares de idosos – 60 anos em diante – contabilizados até o Dia Nacional de Vacinação, sábado (29), de 8h às 17h. A campanha começou em 24 de abril e se encerra sexta-feira, 05 de maio. A previsão é que sejam vacinados 7975 idosos, contando-se os postos de atendimento, hospitais, asilos, e os acamados nas residências. Os postos também aplicaram a dT – vacina dupla contra tétano e difteria.

Segundo a gerente do Programa Municipal de Imunização, Soraya Cristina Fernandes Pinto, alguns vacinados poderão ficar gripados, mas os riscos de conseqüências como pneumonias e deficiências respiratórias ou óbitos serão reduzidos, sendo este o maior objetivo da vacinação da população idosa. De modo geral, não há contra-indicação relativa à vacina. O Ministério da Saúde recomenda que não se aplique em idosos que têm alergia à ingestão de ovo e já apresentaram reação alérgica em doses anteriores, os que tiveram síndrome de Guillian Barré, pois a vacina pode reativar a doença, os que têm problemas neurológicos, doenças infecciosas agudas, inflamação no sistema nervoso, causa mais comum de paralisia em adultos. Quanto aos acamados em hospitais e residências, deve-se verificar se há recomendação médica contrária, além da autorização ou não dos familiares. Com relação à vacina contra tétano e difteria (dT), Soraya explicou que são duas doses; a segunda é aplicada 30 dias após a primeira, e tem validade máxima de 10 anos no organismo.

Soraya Cristina informou que sua gerência é ligada à Coordenadoria de Saúde Coletiva, que tem à frente a médica Laila Aparecida Nunes, que acompanha todas as ações relativas às campanhas de vacinação. O período de aplicação das vacinas é estabelecido pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. “O pico máximo de anticorpos, formado pelo organismo após quatro e seis semanas da aplicação da vacina, tem de coincidir com o pico máximo da circulação do vírus da gripe (influenza), que se dá no inverno”, explicou Soraya.

Os primeiros idosos que chegaram nos postos foram recebidos com um farto café da manhã, composto de pães, croassans, bolos, biscoitos, queijos, frios, sucos e frutas tropicais, além de bebidas lácteas e tradicional cafezinho.