O Programa Macaé Primeiro Emprego (PMPE) – Juventude Cidadã foi considerado referência nacional pelo Ministério do Trabalho. Em visita à cidade na última sexta-feira (26) a responsável pelo projeto Juventude Cidadã a nível nacional, a técnica Jaqueline Aben-Athar de Souza disse que foi gratificante ver na prática tudo que foi planejado em Brasília.
“Vocês fizeram a diferença. O programa está de parabéns, pois o jovem foi recompensado, amado, instruído e com a auto estima elevada”, enfatiza a técnica, que participou de encontro com toda a equipe do PMPE. Ela também elogiou os serviços prestados por 250 profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio (Senac) para os cerca de três mil jovens do programa.
- A atuação de professores, coordenadores, auxiliares administrativos, motoristas, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais é muito importante - afirma. Jaqueline, que visitou o Senac, com a presença de profissionais da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) e do secretário Cláudio Bogado.
O Projeto Nacional de Primeiro Emprego reúne no país cerca de 70 mil jovens, com idades entre 16 e 24 anos. São 43 municípios de vários estados de Norte a Sul do Brasil participando do programa. Em Macaé, são 15 pólos do Senac funcionando no Parque Aeroporto, Centro, Ajuda, Lagomar, Barra, Aroeira, além dos distritos de Bicuda, Sana, e outras localidades. A visita da técnica foi para supervisionar todos estes trabalhos.
O secretário de Trabalho e Renda lembrou que para a realização do convênio entre a prefeitura, por meio da Semtre, e o Ministério do Trabalho e Emprego, com execução pelo Senac, houve trabalho árduo desde 2005. “Graças ao apoio do prefeito Riverton Mussi tudo foi para frente”, disse Bogado.
Entre os cursos realizados no município estão operadores de telemarketing, recepcionistas, guias turísticos, assistente de produção (que organizam eventos e espetáculos), auxiliares de escritório, plataformistas e garçons. A coordenadora do PMPE no município, Dilma Negreiros, disse que além dos cursos, os jovens atuam em ações em prol da cidadania. Já efetuaram limpeza das praias dos Cavaleiros e Pecado, informaram a população sobre o caramujo africano, distribuíram presentes de Natal para crianças da periferia e fizeram campanha de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
No último dia 23, os três mil jovens estiveram reunidos no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) para assistir palestras sobre a importância de doar sangue. Eles atuarão como multiplicadores desta idéia em escolas e instituições da sociedade. Eles também participaram do projeto do governo estadual “Rio ama os Rios”, conscientizando a população ribeirinha a não despejar lixo no rio Macaé. O próximo evento será para disseminar os devidos cuidados no combate às drogas. Todos estes acontecimentos são realizados em parcerias com as secretarias da prefeitura de Macaé.
Opinião dos Jovens do Curso de Auxiliar de Escritório
O jovem Paulo Douglas, de 17 anos de idade estuda pelo PMPE – Juventude Cidadã, junto com Jéssica Carvalho Coutinho, também de 17 anos. O curso acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30. Ele está pronto para trabalhar na área. Ela participa de todos os programas e está gostando do fato de ter seus conhecimentos aumentados em prol da sociedade.
Izana Rodrigues França, de 22 anos, já recebeu proposta para participar de processo seletivo com o objetivo de trabalhar em empresa de informática. Ela disse que aprendeu muita coisa: arquivar, atender cliente, como falar ao telefone e a ter postura profissional.
Para Luis Daniel Gomes, de 16 anos, o PMPE – Juventude Cidadã foi uma oportunidade muito importante, uma vez que muitos jovens não têm condições de pagar curso a fim de adquirir capacitação. “Além do mais, houve desenvolvimento da postura ética e da cidadania para mim que participei de todos os eventos”, comenta. Já Roselane Cercelino dos Santos, de 18 anos disse que aprendeu a comportar-se em entrevistas. “Eu me identifiquei com a área de organização”, finaliza.