O presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, esteve na última semana, com o Ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. O encontro ocorreu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante a comemoração de cinco anos do Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade (Soltec).
Durante o encontro, Joelson apresentou ao ministro os projetos que são desenvolvidos pela Funemac, sendo uma das pioneiras no desenvolvimento de pesquisa e extensão para a promoção do desenvolvimento social. "Somos uma das únicas prefeituras do país a investir diretamente em ensino superior, tendo uma Faculdade Municipal sob sua gestão", afirmou Joelson.
Além disso, o presidente da Fundação falou sobre a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMASS que, a partir de março, graças a política de voltada para o social implementada pelo prefeito Riverton Mussi, passou a ser gratuita, democratizando o acesso ao ensino superior. "Também estamos desenvolvendo com a UFF e a UFRJ projetos que visam beneficiar a população, como o Centro de Assessoria Jurídica da Universidade Federal Fluminense (Cajuff)", completou.
O ministro Patrus Ananias se mostrou interessado em conhecer de perto os projetos desenvolvidos pela instituição municipal referentes ao ensino superior, em Macaé. A idéia da prefeitura é trazer o ministro a Macaé ainda esse ano, para conhecer em loco as conquistas sociais da cidade.
Soltec
Durante o evento foi apresentada a história do Soltec, fundado em 13 de março de 2003, fruto de uma mobilização de estudantes da Escola Politécnica da UFRJ. A idéia era criar uma ponte entre os estudantes e Organizações Não-Governamentais (Ongs) voltadas para a inclusão social. Hoje, o Soltec desenvolve diversos projetos no Estado do Rio de Janeiro. Em Macaé, atua através de uma parceria com o Pólo Náutico da Universidade e o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), na Papesca Pesquisa-Ação da Cadeia Produtiva da Pesca.
O objetivo principal do projeto é contribuir para a sustentabilidade da cadeia produtiva da pesca e da Escola Municipal de Pescadores, visando o desenvolvimento local social e solidário de Macaé.