Na manhã desta segunda-feira (16), agentes de combate às endemias da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Macaé realizaram um mutirão no bairro Miramar. O trabalho faz parte das ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Com a proximidade do verão, período mais quente e chuvoso do ano, o mosquito encontra condições ideais para proliferação. Por isso, os cuidados precisam acontecer o ano todo, mas, neste período, o reforço para evitar a reprodução do Aedes é imprescindível.
Neste sentido, o gerente da Vigilância Ambiental, Luan Campos, pede à população que ajude no combate à proliferação do mosquito da dengue, evitando água parada e qualquer situação que sirva de criadouro para que o Aedes aegypti possa se reproduzir.
"Essa luta é de todos e temos certeza de que, unindo o empenho da população com o poder público, vamos conseguir combater o mosquito em nossa cidade", disse.
Durante a ação os agentes percorreram o bairro, vistoriaram os imóveis residenciais e comerciais, terrenos baldios, distribuíram folhetos explicativos e fizeram a colocação de larvicida em locais que poderiam se tornar possíveis focos. O proprietário de uma oficina de carros, Marcos Souza, recebeu a equipe no seu estabelecimento. Na ocasião, um latão utilizado para lavar peças, estava com água e algumas larvas. O mesmo foi orientado a eliminar a água e lavar o recipiente com esponja e sabão.
Quem também recebeu os agentes de endemias foi o aposentado do IBGE, Idival Barroso. Ele contou que mantém o quintal sempre limpo e os vasos de plantas sem os pratinhos. Mas por conta da obra em sua casa, uma caixa de plástico que estava no quintal, a equipe encontrou algumas larvas, na aba do recipiente.
"Esse mosquito é muito perspicaz, basta uma brecha para ele se reproduzir. Vamos lavar os recipientes e levar para um local fechado", falou.
Além das visitas, uma equipe de educação em saúde, estava na Praça Santos Dumont, fazendo a orientação da população sobre as fases do mosquito. Dentro desta perspectiva de prevenção, foram distribuídos folhetos sobre os "10 Minutos Contra a Dengue". No folheto há uma série de ações simples que podem ser feitas em 10 minutos por semana para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O objetivo é interromper o ciclo de vida do mosquito, que leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Para isso, é preciso eliminar os criadouros, principalmente em locais que acumulam água.
Ações
As ações seguem na terça (17), onde as equipes estarão no bairro Virgem Santa. Já no dia 18, os agentes atuam no bairro São José do Barreto com tenda na praça próxima ao Nupem.
Cuidados
Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.