Para beneficiar os moradores do bairro Mirante da Lagoa, a prefeitura de Macaé continua a pavimentação com paralelepípedos de oito ruas do bairro. Todas as ruas estão recebendo meios-fios, canaletas e bueiros para escoamento das águas pluviais.Também receberá pavimentação, com asfalto, o anel viário que circunda o bairro. As obras realizadas pelas secretarias Especial de Infra-estrutura Urbana e Executiva de Obras (Semob) estão sendo feitas à direita da avenida de entrada do Mirante, já que as ruas localizadas à esquerda estão pavimentadas.
Mesmo com as chuvas que caíram no município no início deste ano, as obras estão praticamente dentro do cronograma e devem estar concluídas dentro de quatro meses. Além da pavimentação das ruas, o bairro recebeu checagem de toda a parte de saneamento básico da área que está recebendo calçamento, com complementação das redes de esgoto e de águas pluviais.
Quando as intervenções começaram no bairro, em fevereiro, o então secretário de Obras, Tadeu Campos, falou que o esgoto do Mirante da Lagoa seria direcionado para a ETE do Mutum, para receber tratamento.
- As obras da ETE de Mutum serão iniciadas e a Estação terá capacidade para tratar esgoto de 10 mil habitantes, beneficiando os bairros Mirante da Lagoa, São Marcos, Jardim Guanabara e empresas situadas no entorno da Fazenda Mutum – disse o secretário na ocasião.
Outro benefício que a prefeitura de Macaé está levando para o Mirante da Lagoa é a construção da praça ecológica no centro do bairro, ocupando uma área de cinco mil metros no centro do bairro. Na construção da praça, a prefeitura investe R$ 1,45 milhão e atende a reivindicações de moradores do bairro. A praça será um espaço diferenciado, voltado para a ecologia e a preservação ambiental, inclusive com utilização de materiais, técnicas e tecnologias ambientais. A Ecopraça fica na esquina com a Rua Laurentino Tavares dos Santos, antiga W21.
Para sanear o bairro, a Prefeitura vai investir em torno de R$ 3 milhões nas obras no Mirante, com a revisão e complementação do saneamento do bairro e com a construção da ETE do Mutum. Essa ETE representa mais um passo para a despoluição da Lagoa de Imboassica, já que a prefeitura iniciou esta semana a construção de uma nova rede de captação de esgoto, na orla do outro lado da Lagoa, para captar o esgoto da Morada das Graças e Vivendas da Lagoa.