Foto: Divulgação
O objetivo do acordo foi a troca de tecnologia para o desenvolvimento de empresas e instituções de Macaé
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, assinou carta de intenções com o intuito de cooperação entre as cidades de Stavanger, na Noruega, e Macaé para fomentar a transferência de tecnologia e incentivo à implantação de empresas no município. A missão macaense, promovida em parceria entre a prefeitura de Macaé e o Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás (Prointer) do Sebrae, também manteve encontros na Holanda, Suécia e França. O objetivo principal da missão foi manter contato com os setores marítimo e de petróleo e gás.
Riverton destacou que a parceria firmada na Missão de Negócios mostra a importância de Macaé no cenário internacional de negócios e o reconhecimento da base de infraestrutura que a prefeitura fornece para a fixação de empreendimentos na cidade.
- Investidores nacionais e internacionais reconhecem o potencial econômico do município e com projetos estruturantes de infraestrutura e urbanismo, como o Planejando Macaé, o Água Limpa, o investimento em logística, saúde e educação, além de incentivos fiscais, criamos as bases para a atração de novos empreendimentos e ampliação dos já existentes - disse, lembrando que a Brasil Offshore será outra porta para captação de empresas para a cidade.
A Brasil Offshore começa na próxima terça-feira (14) e vai até a sexta-feira (17), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.
- Devido à viagem, convidamos muitas empresas que tem interesse em Macaé. A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico tem uma agenda cheia, com representantes da França e Noruega. O prefeito e nós das secretarias relacionadas estaremos recebendo delegações da Inglaterra e da Escócia também, explicou o subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves.
A Missão de Negócios
A Missão de Negócios contou com a participação do presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Francisco Navega, do vereador Antônio Franco, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Marcelo Reid, do secretário de Estadual de Pesca, Felipe Peixoto, do subsecretário de Estadual de Relações internacionais, Pedro Spadale, Carlos Costa, da Agência de Desenvolvimento Industrial (ABDI), de representantes do Sistema Firjan, Sebrae Nacional e do Rio de Janeiro, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Na missão participaram 20 empresas e 13 instituições.
- A prefeitura de Macaé sempre se mostrou adepta ao movimento, acompanhando as empresas e entidades em alguma de suas missões e dando total apoio às empresas que buscam através deste programa se estabelecer no município. Esta foi uma iniciativa singular de um município junto ao Prointer, mostrando o não conformismo de Macaé perante a sua situação econômica privilegiada e a nossa eterna busca por melhorias contínuas no âmbito econômico e tecnológico,completa Edmilson Gonçalves.
As metas dentro da Missão de Negócios foram promover acordos de cooperação entre empresas e instituições visando o intercâmbio de conhecimentos e de tecnologias necessárias ao desenvolvimento das empresas macaenses; verificar tendências para o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser aplicadas em Macaé através da cooperação entre instituições estrangeiras e nacionais; observar, absorver e difundir o conhecimento na formação dos dois dos maiores pólos de referência mundial do segmento Naval e de Petróleo & Gás: França e Noruega e atrair investimentos e promover parcerias entre empresas brasileiras e norueguesas e entre empresas brasileiras e francesas em Macaé.
Holanda
Na Holanda, o subsecretario de Indústria e Comércio visitou as instalações da Eaton Corporation é uma empresa diversificada de gerenciamento de energia que em 2010 atingiu vendas de US $ 13,7 bilhões. A empresa manifesta grande interesse em montar uma planta de produção hidráulica em Macaé e a intenção da visita consistiu no estudo de necessidades e diversas demandas para a conclusão deste projeto, que se encontra em fase da avaliação.
Após a visita, ficou acertada uma contrapartida por parte da EATON para vir ao Brasil durante a Brasil Offshore e visitar áreas possíveis em Macaé para a implantação da planta no Brasil.
Noruega
A Noruega é o sétimo maior exportador de petróleo do mundo e a indústria do petróleo representa cerca de um quarto do PIB do país. Atualmente existem mais de 100 empresas norueguesas de Óleo e Gas e da área Marítima no Brasil. Muitas já estão ou operam em Macaé, como a Acergy, Aker Solutions, FMC Kongsberg Subsea K Lund Offshore, Norse Energy, JMC, entre outras.
O transporte marítimo é um segmento em que a parceria Brasil-Noruega é mais evidente. Uma em cada quatro embarcações offshore em operação em águas brasileiras é controlada por empresa norueguesa. Recentemente, a Petrobras firmou oito contratos para serviços de ancoragem com companhias norueguesas.
- O petróleo é uma atividade sempre em transição que já teve seu auge em Houston (Texas, EUA), Aberdeen (Escócia) e na Noruega e, agora, é a vez do Brasil que está em plena ascenção. O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle, já sinalizou lá no exterior que nos próximos cinco anos a empresa estará contratando 20 mil novos profissionais só para a área de petróleo e gás. Os investimentos da estatal brasileira na área de petróleo e gás devem chegar aos U$ 226 bilhões só no Brasil – explicou Francisco Navega.
Em Oslo, o subsecretário de Indústria e Comércio participou da feira naval Nor-Shipping que é o mais importante evento da indústria Naval no Norte da Europa. A Missão de Negócios manteve encontro com o Embaixador do Brasil na Noruega e na Islândia, Sr. Carlos Henrique Cardim e com o Ministro Paulo Roberto Ribeiro Guimarães. A delegação Institucional de Macaé também participou do Brazil Day - New Frontiers - Hotspot Brazil, com apresentação da Sérgio Gabrielli, Presidente da Petrobras e do Seminário e Encontro de Negócios entre empresas do Brasil e Noruega.
Foi efetuada também a assinatura de protocolo de intenções para cooperação e transferência de tecnologia com a INTSOK (Norwegian Oil and Gas Partners), CNEs (Norwegian Centres of Excellence) setoriais da Noruega e Norwegian Maritime Exporters.
Stavanger
Quarta cidade mais importante da Noruega, Stavanger é uma cidade muito semenlhante a Macaé e que nasceu como um pequeno vilarejo de pescadores do Mar do Norte perenemente exposto aos ataques vikings. A cidade soube obter o seu espaço de primeira grandeza na economia da pesca e da indústria alimentícia norueguesa, na construção naval, na armazenagem de petróleo e de seus derivados, sendo hoje um dos portos mais importantes do Norte da Europa.
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, se reuniu com o prefeito de Stavanger, Leif Johan Sevland e o conselho Municipal, com a presença do gerente de Relações Internacionais, Frode Hovdal, entre outras autoridades, onde foram apresentadas as cidades e interesses em avançar em uma linha de colaboração mútua..
A Missão de Negócios também se reuniu com o Greater Stavanger – Instituição para Cooperação, Transferência de Tecnologia e Atração de Investimentos. A organização regional para o desenvolvimento tecnológico e comercial foi representada por Frode Enge Hovdal, Gerente de Relações Internacionais. A região é base para importantes empresas petrolíferas e a indústria de petróleo e gás em geral, mas estão migrando para um escopo energético mais amplo, como energia eólica. A organização foi criada em 1995 pelas comunidades locais e conta hoje com 380 empresas como membros.
Ao longo do encontro o prefeito de Macaé assinou uma carta de intenções com o intuito de cooperação entre as duas cidades para fomentar a transferência de tecnologia e incentivo a implantação de empresas de Stavanger em Macaé.
- A comitiva de Macaé também se reuniu com a NorseaGroup que possui mais de 10 portos na Noruega e domina a tecnologia na área de logística marítima. O diretor International Bussiness Development da empresa, Knut Magne Johannessen virá ao Brasi ainda este ano e a Norsea já mantém parcerias no Brasil. Ele afirmou que tem interesse na cidade de Macaé especificamente para a questão de logística portuária. Esta missão só ocorreu pela visão do perfeito e pela importante liderança de Macaé para o mundo do petróleo e gás, Com certeza, esse projeto deverá trazer grandes frutos para o município -, concluiu Edmilson Gonçalves.