logo

Mobilidade: ações lembram o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência

11/12/2014 17:30:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A rotina dos passageiros que passam pelo Terminal Central foi alterada, nesta quinta-feira (11). Isso porque o local recebeu diversas ações para lembrar o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. Tudo para a conscientização dos usuários do transporte público sobre os direitos da pessoa com deficiência. Além dos componentes do município, a programação contou também com a participação de representantes da Operação Lei Seca, promovida pelo Governo do Estado.

Com o tema “Acessar sim, limitar não”, a equipe distribuiu material educativo aos passageiros, motoristas e demais profissionais que atuam no Terminal Central e eles receberam orientações dentro e fora dos coletivos. Foram realizados ainda testes de acessibilidade nos ônibus, simulações e colagem dos adesivos da campanha nos coletivos. A equipe da Lei Seca também fez testes do bafômetro para demonstrar como o processo se dá durante as operações.

- Apesar de dentro dos coletivos serem mais arredios, talvez por conta da pressa do dia a dia, todos estão aderindo e se sensibilizando com as nossas ações. Até porque estamos mostrando para eles as dificuldades pelas quais passa a pessoa com deficiência e o quanto a indiferença a este respeito se torna um agravante -, disse a subsecretária de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Camila Butinholli.

O secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, também concordou que ações educativas como estas têm papel fundamental para a conscientização de todos: “Como representantes do poder público e também como cidadãos, é nosso papel contribuir para que a pessoa com deficiência não tenha sua acessibilidade limitada. E o trabalho de conscientização é muito importante neste processo”, pontuou.

Para o coordenador de Educação da Lei Seca, Vítor Paradizzo, o trabalho de conscientização contribui também para a prevenção de acidentes: “A intenção da Lei Seca não é punir e sim educar. Somos a favor da vida e é importante que as pessoas tenham a consciência plena de que bebida alcoólica e direção não combinam. Inclusive, muitos cadeirantes são vítimas deste ato de extrema irresponsabilidade”, falou.

Um exemplo das consequências que esta mistura pode causar é Elaine Dutra, vítima de um acidente causado por um motorista alcoolizado há 11 anos e hoje trabalha como agente da Lei Seca: “Acabei perdendo os meus sonhos por conta da irresponsabilidade de um jovem de 19 anos que sequer foi punido por seu ato. Sou um exemplo de que quem bebe e assume a direção de um veículo, se torna uma arma para ela mesma e para as outras pessoas. Tenho como missão conscientizar a todos do quanto a mistura de bebida e direção é nociva para quem comete esta irresponsabilidade e para todos que estão ao redor. Isso porque não desejo para ninguém o que passei e ainda passo no dia a dia”, relatou.

Dentro das ações realizadas nesta quinta-feira, também está a implantação de uma nova vaga especial para estacionamento de veículos na Travessa Ary Shueller, no Centro.

Programação - As ações lembrando o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência estão acontecendo desde segunda-feira (8) e continuarão até o sábado (13). Nesta sexta-feira (12), será realizada uma “blitz educativa”, nas vagas prioritárias do Centro e o encerramento, no fim de semana, será com a Olimpede (Olimpíada da Pessoa Deficiente), no Ciep Maringá, no Campo d’Oeste.

A realização é da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, em parceria com as secretarias de Mobilidade Urbana, de Meio Ambiente, a Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.