Audiência Pública discutiu ampliação das ciclovias em Macaé
A Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou o projeto para atualização do Sistema Cicloviário de Macaé na audiência pública realizada na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (2). O prefeito Welberth Rezende participou da apresentação, ressaltando a importância de tratar sobre o tema e que a prioridade da sua gestão é o aumento do número de ciclovias na cidade. A audiência foi conduzida pelo vereador Luciano Diniz, com a presença também dos vereadores Iza Vicente, Rafael Amorim e Reginaldo Oliveira, todos integrantes da Frente Parlamentar da Bicicleta.
“Vemos no dia a dia o aumento das bicicletas. Estamos acompanhando de perto esse movimento e o governo está se debruçando sobre isso. Alguns projetos já estão bem perto de serem implementados. Até que possamos entregar o projeto definitivo, estamos adiantando a ciclovia ali perto do São Marcos, abrindo o trajeto para melhorar o acesso para as pessoas. Sou muito favorável a podermos ampliar o anel cicloviário da cidade e, as secretarias de Mobilidade Urbana e Obras estão trabalhando para isso. Importante discutirmos essas questões e ouvi-las para poder entregar o que vocês esperam do poder público”, disse Welberth Rezende.
A arquiteta Lívia Lopes, da Secretaria de Mobilidade Urbana, apresentou o Sistema Cicloviário de Macaé, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) do município, aprovado em 2015, e a proposta para sua revisão.
Atualmente, Macaé possui 28,27 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. As rotas propostas a serem implantadas, no PMU, somam mais 39,70 km, totalizando, assim, 67,97 km. A revisão do sistema cicloviário inclui, entre outros pontos, atualização dos dados de contagem e pesquisa origem e destino, revisão das atuais e inclusão de novas rotas (como a da Região Serrana), estudos que proponham estruturas de apoio ao modal (postos de parada e manutenção, bicicletários, compartilhamento de bicicletas e Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição – APCC).
“A secretaria tem vários projetos em andamento, como a Rota 10 (ciclofaixa na Silva Jardim x Fábio Franco); Rota 2 (ciclovia no Bairro da Glória x Parque de Tubos); Rota 9 (ciclofaixa Alcides Mourão, na Aroeira). Outros trechos de estudos técnicos em andamento são os da Barra ao Lagomar e Avenida Industrial e Linha Azul”, explicou Lívia Lopes.
A arquiteta e urbanista da Secretaria Adjunta de Obras, Alessandra Aguiar, lembrou que o órgão trabalha, hoje, junto com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Ela apresentou a proposta de uma passarela suspensa no entorno da Lagoa de Imboassica até o Mirante da Lagoa, conjugada para utilização de pedestres e ciclistas, com 2 km de extensão e 3,5 de largura.
“Boa parte dos projetos apresentados, já estão em planilha na secretaria, como a Rota 2, que vai da Glória ao Parque de Tubos. Acredito que, esse ano ainda, poderemos licitar e iniciar as obras. A da Aroeira aguarda a finalização da obra de infraestrutura no bairro para fazermos a ciclofaixa. O que foi apresentado aqui é para ser executado na gestão do prefeito Welberth Rezende”, pontuou o secretário Jayme Muniz.
Após as apresentações, foi aberto espaço para perguntas do público presente. O coordenador de Planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Rui Paiva, também participou da audiência pública.