Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
A equipe de pesquisadores vai estar em outro ponto da cidade nesta quinta-feira (4)
Para fechar a primeira semana de realização da pesquisa de origem/destino, a equipe de pesquisadores estará em outros pontos da cidade nesta quinta-feira (4). Os locais definidos para o levantamento são o Horto, a Granja dos Cavaleiros e os Cavaleiros. Serão entrevistados condutores de automóveis de passeio, caminhões, transporte escolar, veículos de fretamento e táxis, além de motocicletas e motonetas. O levantamento está sendo realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com a colaboração da Coppetec/UFRJ.
No caso do Horto, a pesquisa acontecerá na Rodovia do Petróleo (próximo à entrada da estrada do Horto). Já na Granja dos Cavaleiros, serão dois postos na avenida Aluísio da Silva Gomes (próximo ao Shopping Plaza Macaé). Enquanto isso, nos Cavaleiros serão dois pontos da RJ-106 (próximos à Rua Ministro Salgado Filho, na altura do acesso à Glória). A coleta de dados acontecerá das 6h às 9h.
O questionário inclui perguntas básicas relacionadas ao trajeto dos condutores: de onde estão vindo, para onde vão, o motivo da viagem, a frequência que essa viagem é feita, entre outras. Para cada tipo de veículo, haverá questões específicas, sempre com o objetivo de conhecer melhor os padrões de deslocamento das pessoas.
- A pesquisa leva só alguns minutos e a colaboração de todos é fundamental para se entender como a população se desloca. Estas informações serão a base para o planejamento futuro da cidade -, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Nos locais em que o levantamento será realizado, os pesquisadores estarão identificados com coletes verdes e crachás. Além disso, agentes de trânsito e fiscais de transporte controlarão a parada dos veículos para que os condutores respondam o questionário e também garantirão o máximo de fluidez e segurança viária nestes trechos.
No total, até o dia 11 de dezembro, a pesquisa de origem/destino acontecerá em 34 pontos diferentes do município. Vale lembrar, que continuam também, até 12 de dezembro, as pesquisas complementares de contagem manual em alguns pontos da cidade. Os dados levantados nos dois casos serão utilizados na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé.