Foto: Divulgação
Comportamento seguro e educação ao andar de ônibus foram abordados
A Mobilidade Urbana levou a Escolinha de Trânsito a mais uma unidade de ensino do município. Desta vez, o Colégio Municipal Pedro Adami, no distrito de Córrego de Ouro, foi visitado pela equipe de Educação no Trânsito da secretaria. Nesta quinta-feira (9), 120 crianças do 4º e 5º ano de escolaridade receberam orientações sobre como devem se comportar para que contribuam com um trânsito seguro, por meio da cooperação e da cidadania. Ao final da apresentação, os estudantes receberam material educativo para reforço dos conceitos trabalhados na palestra.
Durante o encontro foram abordados tópicos como: conceito de trânsito e cidadania (direitos e deveres); elementos do trânsito (pedestres, veículos, vias e sinalização); como se comportar na calçada; como reconhecer os alertas dos semáforos; a importância da travessia na faixa de pedestres; segurança ao andar de bicicleta; comportamento seguro e educação ao andar de ônibus; quem pode ou não andar de moto e a forma segura de fazê-lo; segurança ao andar de carro (uso de dispositivos de segurança: bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança, conforme a idade); cuidados necessários na hora de brincar na rua e educação ambiental.
Após a apresentação, os alunos ainda receberam um material educativo. Trata-se da cartilha de trânsito em formato de revista em quadrinhos “Pistinha e a Família Roda Certo”. A aluna do 4º ano, Ana Caroline Silva, gostou bastante de tudo que aprendeu. “Gostei muito da apresentação, achei legal. Aprendi que temos que ter atenção e respeito no trânsito”, disse.
A diretora-adjunta da unidade de ensino, Simone Machado, destacou a importância do trabalho com o tema desde a infância para a formação dos condutores do futuro: “É muito importante trabalhar este tema junto às crianças, pois lá na frente, quando tiverem idade para isso, eles se tornarão condutores. Daí a importância do conhecimento sobre estas informações”, afirmou.
Multiplicadores – Além do objetivo de fazer com que os alunos que receberam estas informações ponham em prática tudo que aprenderam, a ideia da “Escolinha de Trânsito” é que eles se tornem multiplicadores destes conceitos.
- A transformação no trânsito também depende da educação de todos, pois por meio da educação atuamos na prevenção. Ou seja, quanto mais cedo as crianças aprendem estes conceitos, maiores são as chances de formarmos condutores mais conscientes de suas responsabilidades – pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Os interessados em agendar a realização de palestras da “Escolinha de Trânsito”, podem fazê-lo por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para informações, basta entrar em contato pelo telefone (22) 3717-0881.